Tour cultural em Itu

Impossível não vincular Itu aos objetos gigantescos, como o orelhão e o semáforo que decoram a Praça da Matriz

A fama das peças enormes acabou por encobrir uma outra Itu, repleta de encantos naturais e histórias que merecem ser descobertos. São largos, igrejas centenárias, museus e antiquários instalados em belos sobrados e casarões dos séculos 18 e 19, além de fazendas e parques perfeitos para curtir com a criançada.

O tour infanto-juvenil deve incluir também o 
Parque do Varvito. Construído na área de uma antiga pedreira de 45 mil metros quadrados, remete a uma formação geológica da Era Glacial. Além do contato com a natureza, oferece painéis didáticos sobre a manifestação geológica, gruta, bosques, lago, cascata, quiosques, playground, anfiteatro e espaço para exposições.Quem está com os pequenos não pode perder a Fazenda do Chocolate, com pavões, araras, galos, cavalos, coelhos e cisnes, além de produção e venda de chocolates, bolos, crepes e queijos. A propriedade ainda preserva a bela arquitetura e guarda muitas histórias e causos da região - devidamente contadas por compadre Timóteo durante um cafezinho feito no fogão a lenha.

Chácara do Rosário: Fazendas de café são abertas à visitação<br>

Outra opção é a Cidade das Crianças, um parquinho simples mas muito movimentado por conta do playground e das atrações como Banco de Areia, Casa do Tarzan e Mini Cidade, além do Coreto, onde acontecem apresentações infantis. Para a turminha que gosta de velocidade, a dica é o Kartódromo Arena Schincariol, com pista profissional aprovada pela Federação Mundial de Kart. 

A natureza é destaque ainda na Estrada Parque, a antiga Estrada dos Romeiros que ainda hoje mantém a tradição das romarias feitas a pé e a cavalo rumo ao santuário de Pirapora do Bom Jesus. Localizada às margens do Rio Tietê e emoldurada por Mata Atlântica e fazendas de café, reúne hoje restaurantes e lojinhas de produtos típicos. Por ali, lazer, preservação e cultura são as palavras de ordem. 

Itu também vem despertando para o turismo rural. Os roteiros - preferidos da turma da terceira idade - incluem visitas a fazendas, passeios a cavalo, pescarias, caminhadas... Na Fazenda Santo Antônio da Bela Vista, a diversão é garantida do cafezal ao cafezinho. O programa começa com farto desjejum seguido por um tour que apresenta todo o processo da produção cafeeira. Na volta à casa-sede, os visitantes são recebidos com aperitivo, torresminho e mandioca frita. Em seguida é servido o almoço caipira, regado a muitos causos. A soneca na rede também faz parte do passeio. 

No quesito história e cultura, o passeio ao período colonial pode começar na Praça da Independência, onde está aIgreja do Carmo. Erguida há mais de 200 anos, exibe pinturas de teto assinadas por frei Jesuíno do Monte, um dos nomes consagrados da arte sacra brasileira. Da igreja, vale seguir em direção ao Museu Republicano, repleto de histórias do Brasil. O tour continua pela praça Padre Miguel - aquela do orelhão e do semáforo gigantes -, para apreciar a imponente torre da Matriz da Candelária, de 1780. Em seu interior, ornado com acabamentos nos estilos barroco e rococó, estão pinturas de frei Jesuíno e um órgão de 700 tubos. 

Nos arredores da Praça da Matriz ficam as lojinhas de suvenires repletas de borrachas, lápis e cotonetes enormes e o Bar Alemão, um restaurante centenário que serve o famoso filé à parmegiana "de Itu". Por ali estão também a doceria Senzala, com as queijadinhas mais concorridas da região; e a rua Paula Souza, tomada por sobradões seculares, muitos ocupados por antiquários. Vale a pena entrar e sair das casas, seja para apreciar os pátios internos, as fachadas de azulejos ou as exposições permanentes.


Distância de São Paulo 
101 Km - acesso pela rodovias Castello Branco ou dos Bandeirantes (até Km 59) e Marechal Rondon ou Estrada dos Romeiros 
http://www.itu.com.br 

Ribeirão Preto e seus encantos

                                  Principais pontos turísticos de Ribeirão Preto
                                   
Localizada a 315 quilômetros da capital, Ribeirão Preto prospera graças ao agronegócio. Sua população cresce a passos largos e mais que dobrou nos últimos trinta anos, passando dos 650 000 habitantes. Fundada em 1856, tem uma das maiores taxas de urbanização do país e se fortalece como destino turístico graças ao seu vibrante cenário gastronômico.
Para os turistas, a primeira recomendação é tomar uma tulipa de chope no célebrePinguim ou visitar o Colorado Cervejarium, bar oficial da cervejaria local Colorado. Depois da largada, o roteiro pode incluir ainda refeições nos restaurantes Ancho Premium Beef e La Cucina Di Tullio Santini e, para refrescar, os gelados daSorveteria do Geraldo, feitos de forma artesanal há quase cinco décadas. Também são atrativos da cidade o belíssimo Theatro Pedro II, que foi restaurado e exibe uma cúpula criada pela artista plástica Tomie Ohtake, e o Parque Doutor Luiz Carlos Raya, com cascatas e um amplo gramado.
Confira a seguir lugares e programas imperdíveis em Ribeirão Preto e arredores. Bom passeio!
 Theatro Pedro II: o edifício, tombado como patrimônio histórico, passou dezesseis anos fechado após um incêndio em 1980. Restaurado, ganhou fosso para orquestra e uma belíssima cúpula, criada pela artista plástica Tomie Ohtake e adornada com um lustre de cristal em forma de gota d’água. Concertos sinfônicos, espetáculos de dança e montagens operísticas dividem a cena com apresentações populares. Endereço: Rua Álvares Cabral, 370 | Telefone: 16 3977-8111.
Museu do Café Francisco Schimdt: instalado em um casarão da década de 50, o pequeno museu abriga um acervo representativo da história da expansão cafeeira no estado de São Paulo. Encontram-se no espaço esculturas, carros de boi, troles e fotos do período áureo do café em Ribeirão Preto. Endereço: Avenida do Café, s/nº | Telefone: 16 3633-1986.
Parque Doutor Luiz Carlos Raya: rodeado por prédios, este parque inaugurado quatro anos atrás ao meio do agito da Zona Sul soma 40 000 metros quadrados. Em uma agradável área verde, o local exibe duas cachoeiras artificiais que preenchem lagos cheio de peixinhos, pista de corrida e aparelhos de ginástica. Detalhe: o acesso ao wi-fi é grátis. Endereço: Rua Severino Amaro dos Santos, s/n°.
Bosque/Zoo Fábio Barreto: Inaugurado em 1937, o bosque atrai quem procura tranquilidade. Há alamedas sombreadas, um agradável jardim japonês e até um mirante localizado a 45 metros de altura. Para alegria da criançada, o espaço abriga também o zoológico municipal, onde hoje existem 900 bichos de 119 espécies diferentes, como jacaré-de-papo-amarelo, veado-catingueiro e mico-leão-de-cara-dourada. Endereço: Rua Liberdade, s/n° | Telefone: 16 3636-2545.
 Café com chorinho: nas manhãs de domingo, a partir das 10h, a Secretaria Municipal da Cultura promove um encontro no Museu do Café da USP. Em vigor desde 1994, o evento reúne público cativo, que curte as apresentações de samba, bossa nova e chorinho do grupo Os Rouxinóis. Café, bolo, sucos e doces são oferecidos aos participantes. Endereço: Avenida Professor Doutor Zeferino Vaz, s/n°.
Santuário das Sete Capelas: o lugar, que levou quase dez anos para ser concluído, é composto de sete capelas distintas, dispostas em círculo. Com diferentes estilos arquitetônicos, elas homenageiam santos católicos. A primeira, de Nossa Senhora das Graças, é datada de 1948. Endereço: Praça Alto de São Bento, s/n° | Telefone: 16 3625-0507.
Museu Casa de Portinari: o programa não é exatamente em Ribeirão, mas vale percorrer os 30 quilômetros até ao município vizinho de Brodowski para conhecer a casa que serviu de moradia para o pintor Candido Portinari. No museu, gastam-se cerca de cinquenta minutos para apreciar os cômodos e objetos pessoais do artista, além de suas pinturas-murais feitas nas técnicas de afresco e têmpera, de temática predominantemente sacra. Endereço: Praça Candido Portinari, 289 | Telefone: 16 3664-4284.
 Santa Farina Biscoitos: inaugurada em 2005, a casa faz sucesso graças aos biscoitos preparados em trinta versões. Maracujá, canela e lemon pepper estão na lista dos mais procurados, qualquer um deles a 52 reais o quilo. A campeã de pedidos, porém, é a bolachinha de aveia, servida durante quatro anos nas lojas da rede Daslu, em São Paulo. Endereço: Rua Platina, 94 | Telefone: 16 3916-4683.
 Sorveteria do Geraldo: há quase cinco décadas na ativa, o simpático mestre-sorveteiro Geraldo Caramori, de 76 anos, é uma figura ilustre da cidade. Faça chuva ou faça sol, sempre tem gente nos seus dois endereços a fim de provar os gelados feitos de frutas frescas. Abacaxi, ameixa, morango, goiaba e abóbora com coco estão entre as opções, servidas em diferentes porções: a casquinha com 110 gramas custa 4 reais. Endereço: Avenida da Saudade, 901 | Telefone: 16 3961-1681; Rua Guiana Inglesa, 683 | Telefone: 16 3628-5364.
Cena cervejeira: dona de um agitado cenário microcervejeiro, Ribeirão abriga premiadas fábricas, cada uma com seu bar oficial na cidade. É o caso da Colorado Cervejarium (Endereço: Avenida Independência, 3242 | Telefone: 16 3911-4949), que exibe uma carta com mais de 150 rótulos de cervejas artesanais brasileiras, incluindo as da casa. No Bar Invicta (Endereço: Avenida do Café, 1365  |  Telefone:  16 3236-1365), pode-se conferir a linha de produção da bebida. A Invicta 1000 IBU, do tipo imperial india pale ale, é vendida ali por 20 reais (500 mililitros).

Fonte:www.acidadeon.com/ribeiraopreto/

Águas de São Pedro bem perto de você

A pequena cidade de Águas de São Pedro, a cerca de 180 quilômetros de São Paulo, tem pouco mais de 3 000 habitantes e muitas áreas verdes. Essa tranquilidade interiorana, ideal para quem precisa de um descanso, não é seu único atrativo. Muita gente visita o município por causa das famosas águas medicinais. A fama vem de longe. Nos anos 1920, durante a busca por petróleo na região, três fontes com propriedades terapêuticas foram encontradas ali por acaso. Batizadas de Gioconda, Almeida Salles e da Juventude, elas abastecem, hoje, as banheiras e os bebedouros instalados no Spa Thermal Doutor Octávio Moura Andrade, o antigo Balneário Municipal.
Outro balneário aberto ao público fica no Grande Hotel São Pedro. O endereço, aliás, é ponto de referência local e funciona, atualmente, como hotel-escola do Senac, com um importante curso de hotelaria e gastronomia.
Avenida Carlos Mauro: a via concentra os pontos mais visitados da cidade. Ao longo dela, alinham-se diversas lojinhas, restaurantes e hotéis, além do Balneário Municipal e da Praça Doutor Octávio Moura Andrade. Arborizada, florida e cheia de banquinhos nas calçadas, a avenida recebe muitos casais interessados em curtir o clima calmo da região.
Dani Floricultura e Ipê Flora: a loja não vende apenas flores. Nos fundos, esconde-se uma pequena galeria, com venda de artigos de decoração e artesanato, como esculturas de ferro e pombinhas que representam o Espírito Santo talhadas em madeira. As últimas custam entre R$ 22,00 e R$ 140,00, dependendo do tamanho. Endereço: Avenida Carlos Mauro, 396 | Telefone: (19) 3482-1977. 9h/18h (sáb. até 20h; dom. até 19h; fecha seg.).
 Zuleika’s Doces: é um dos agradáveis pontos de parada durante um passeio pela Avenida Carlos Mauro. Na bancada, a casa reúne sugestões de tortas, pavês e bombons. À base de chocolate e brigadeiro, o bolo rigoleto (R$ 45,00 o quilo) costuma ser o campeão de pedidos. Endereço: Avenida Carlos Mauro, 338 | Telefone: (19) 3482-2142. 10h30/21h (sex. até 22h; sáb. até 22h30). 
Eldorado Tudo Caseiro: as prateleiras desta loja exibem bebidas e doces caseiros que, antes de serem levados para viagem, podem ser degustados ali mesmo.  Há cinquenta tipos de licor – o de jabuticaba sai a R$ 22,00. O estabelecimento também é procurado por outros dois produtos: o doce de leite (R$ 30,00 o pote de 650 gramas) e o molho caseiro de pimenta dedo-de-moça (R$ 18,00). Endereço: Avenida Carlos Mauro, 341, loja 01 | Telefone: (19) 3482-1756. 9h/18h (sáb. até 20h; dom. até 17h). 
Ecoloja: chama a atenção por sua fachada, que, diferentemente das vizinhas, tem uma árvore de mentirinha na porta. Como já diz o nome, a casa vende produtos ecológicos, como  bolsas feitas de fios de garrafa pet (de R$ 175,00 a R$ 300,00). Para levar de presente, os pesos de papel com desenhos do artista Mauricio Moraes (de R$ 27,00 a R$ 40,00 cada um) são boas sugestões. Endereço: Avenida Carlos Mauro, 341, loja 2A | Telefone: (19) 3482-2617. 9h/18h (sáb. até 20h). 
Balneário do Grande Hotel São Pedro: o cardápio de mordomias, também disponível para quem não se hospeda no local, inclui hidromassagem com turbilhão e cascata, saunas seca e a vapor, massagens e tratamentos estéticos faciais e corporais. Muito requisitado, o banho de água sulfurosa, com duração de 20 minutos, sai a R$ 45,00 para visitantes. Endereço: Parque Doutor Octávio Moura Andrade, s/n° | Telefone: (19) 3482-7600. 8h/21h (sauna) e 8h/20h (banhos). 
Engenho das Águas: é o restaurante de serviço à la carte do Grande Hotel São Pedro (o outro leva o nome do hotel e trabalha apenas com bufê). Dividido em quatro etapas - entrada, dois pratos e sobremesa -, o jantar preparado pelo chef paulista Djalma Boasorte reúne receitas variadas. Uma delas é o carré de cordeiro ao molho de melaço servido com batata em lâminas assada (R$ 62,00). Endereço: Parque Doutor Octávio Moura Andrade, s/n° | Telefone: (19) 3482-7600. Sex. e sáb., 20h30/23h30.
 Spa Thermal Doutor Octávio Moura Andrade: antes conhecido como Balneário Municipal, o local foi reformado e recebe, no fim de semana, centenas de turistas. Todos chegam à busca dos banhos em águas com propriedades terapêuticas. O mais procurado é o de água sulfurosa (R$ 20,00), indicado para o tratamento de reumatismo, diabete, alergia, asma, inflamação, intoxicação, colites e problemas de pele. Massoterapia, acupuntura e depilação completam a lista de serviços do endereço. Endereço: Avenida Carlos Mauro, s/n° | Telefone: (19) 3482-1333
 Fontanário Municipal: o vaivém de pessoas por aqui instiga a curiosidade de quem chega pela primeira vez. A razão de tamanho movimento é o acesso grátis a três bebedouros, cada um abastecido por uma das três fontes locais: a da Juventude, de água sulfurosa, a Gioconda, com sulfato de sódio e propriedades radioativas, e a Almeida Salles, rica em bicarbonato de sódio. Endereço: Avenida Carlos Mauro, s/n° | Telefone: (19) 3482-1333
Praça Doutor Octávio Moura Andrade: reformada em 2000, a praça, no fim da Avenida Carlos Mauro, foi reformada em 2000 e exibe um projeto paisagístico bem mais moderno que o das demais áreas verdes da cidade. Ao redor das fontes luminosas, um deque de madeira delimita o espaço reservado às árvores e plantas. Um parque vizinho à praça deixa o passeio ainda mais completo – há estrutura para arvorismo, minipista de kart, trenzinhos de passeio e pontos de aluguel de cavalos e charretes.
Capela Nossa Senhora Aparecida: pequena e simples, essa igreja fica no ponto mais alto da cidade. Ao longo do dia, os visitantes passam ali para contemplar a construção de 1940 e relaxar. Para simbolizar os doze apóstolos de Jesus, doze pinheiros foram colocados ao redor da capela. Endereço: Rua Isaura de Andrade Algodoal, 135 | Telefone: 3482-1366. 8h/17h (sáb. até 20h30; dom. 10h/21h).
 Mini Horto: com trilhas fáceis de serem percorridas e lagos cheios de carpas, a área verde de 14 000 metros quadrados reúne mais de 5 000 mudas de plantas em um grande viveiro – há, por exemplo, jacarandá, oiti, mogno, aroeira e pau-brasil. O local também é famoso por abrigar um altar com imagens de São Francisco de Assis e Santiago de Compostela. Nesse ponto, aliás, termina a peregrinação conhecida como Caminho do Sol, um trajeto de mais de 200 quilômetros que começa em Santana do Parnaíba (SP) e cruza cidades do interior até chegar a Águas de São Pedro. O percurso, que tem saídas semanais ao longo de todo o ano, é feito por fiéis católicos interessados em contemplar a natureza e também em fazer um tipo de ensaio para o Caminho de Santiago, na Espanha. Endereço: Rua Raul Ribeiro da Costa, s/nº. 9h/16h30. Informações: (19) 3482-1652 (Secretaria de Turismo).
Represa das Palmeiras: o lago artificial, criado em 1976, serve de cenário para o mais bonito pôr do sol da cidade. Além de contemplar o visual de fim de tarde, os visitantes praticam ali atividades como pesca, caiaque e observação de aves.Endereço: Rua dos Lírios, s/n°

www.aguasdelindoia.com.br

Santos do Sol e da Cultura


   
Pouco mais de setenta quilômetros separam a capital, São Paulo, da cidade de Santos. Não importa se o visitante tem apenas um único dia, um fim de semana ou um período mais longo: as atrações por lá são muitas e bem variadas. O ponto de partida pode ser a praia, uma única enseada com sete quilômetros de extensão, dividida por sete canais e em boa parte acompanhada de um vistoso jardim a céu aberto. Quem não conhece a maior cidade litorânea do estado ou não esteve lá nos últimos tempos, certamente se surpreende ao ver os quiosques novos e modernos, que começaram a ser instalados ao longo de todo o calçadão no final de 2012.
Também cheira a novidade o Aquário Municipal, reformado dois anos atrás, e o Museu Pelé, que abriu as portas às vésperas da Copa do Mundo de 2014. No Centro Histórico, o passeio pela região pode ser feito a pé ou a bordo do bondinho, que se tornou um ícone turístico da cidade.
Para boas compras e comer bem, o tour deve incluir ainda o Gonzaga, movimentado bairro que concentra grande parte do comércio da cidade. Ali o visitante encontra três shoppings, os melhores hotéis, cinemas, bares, restaurantes e muitas lojas. A maioria fica disposta pela principal e mais movimentada avenida da região, a Ana Costa, que liga dois pontos importantes da cidade: a Praça da Independência (onde são comemoradas as vitórias do Santos Futebol Clube) e a Praça das Bandeiras.
Pouco mais de setenta quilômetros separam a capital, São Paulo, da cidade de Santos. Não importa se o visitante tem apenas um único dia, um fim de semana ou um período mais longo: as atrações por lá são muitas e bem variadas. O ponto de partida pode ser a praia, uma única enseada com sete quilômetros de extensão, dividida por sete canais e em boa parte acompanhada de um vistoso jardim a céu aberto. Quem não conhece a maior cidade litorânea do estado ou não esteve lá nos últimos tempos, certamente se surpreende ao ver os quiosques novos e modernos, que começaram a ser instalados ao longo de todo o calçadão no final de 2012.Também cheira a novidade o Aquário Municipal, reformado dois anos atrás, e o Museu Pelé, que abriu as portas às vésperas da Copa do Mundo de 2014. No Centro Histórico, o passeio pela região pode ser feito a pé ou a bordo do bondinho, que se tornou um ícone turístico da cidade.
Para boas compras e comer bem, o tour deve incluir ainda o Gonzaga, movimentado bairro que concentra grande parte do comércio da cidade. Ali o visitante encontra três shoppings, os melhores hotéis, cinemas, bares, restaurantes e muitas lojas. A maioria fica disposta pela principal e mais movimentada avenida da região, a Ana Costa, que liga dois pontos importantes da cidade: a Praça da Independência (onde são comemoradas as vitórias do Santos Futebol Clube) e a Praça das Bandeiras.
Quem visita Santos com mais tempo também pode dar uma esticada até o Guarujá – basta pegar a balsa para encontrar belas praias e uma vida noturna agitada.
Para comer e beber bem – e ainda curtir a noite
Puerto de Palos: acomodados no salão ou na agradável varanda, os clientes pedem cortes de primeira. O bife ancho e o bife de chorizo (R$ 68,00 cada um), que são entregues em peças de 300 gramas, podem vir guarnecidos de legumes grelhados, batata portuguesa, arroz biro-biro e farofa de ovo. Endereço: Rua Luís de Faria, 64, ou Rua Assis Correia, 81 | Telefone: 13 3289-3394
Último Golefundado há mais de três décadas pelo português Orlando Carlos Correia Tavares, o restaurante é famoso por suas receitas de bacalhau. O pescado é usado na elaboração dos leves bolinhos (R$ 3,50 a unidade) e de receitas clássicas. Na versão à zé do pipo, a posta é frita com cebola em bom azeite (R$ 140,00, para duas pessoas). Endereço: Rua Carlos Afonseca, 214 | Telefone: 13 3284-0508
Heinzo boteco cinquentão é um dos mais antigos da Baixada Santista. Da potente chopeira de seis torneiras sai com frequência o cremoso chope da Brahma (R$ 7,50), bom companheiro para o indefectível canapé de rosbife no pão preto (R$ 35,00). Endereço: Rua Lincoln Feliciano, 104 | Telefone: 13 3286-1875
Mar del Plataa pedida mais comum no endereço é a meca santista - peixe grelhado com camarões, guarnecido de risoto de pupunha e farofa de banana mais bacon (R$ 150,00, para duas pessoas). Endereço: Avenida Almirante Saldanha da Gama, 137/139 | Telefone: 13 3261-4253
Café Carioca: ao longo de 74 anos, gente da política como Jânio Quadros, Getúlio Vargas e Dilma Rousseff, além de outras personalidades, passaram pelo bar de ambiente simples. Estrela do menu, o pastel pode ser recheado com carne de siri (R$ 5,00 a unidade) e acompanhar o chope Brahma (R$ 8,00). Endereço: Praça Mauá, 1 | Telefone: 13 3219-6318
Café Paulista: o restaurante centenário manteve inalterados alguns aspectos de sua decoração, como os azulejos da década de 50 que compõem imagens da colheita de café. Os clientes costumam pedir a garoupa à guanabara, que é composta por um espeto do peixe grelhado mais risoto de palmito e molho de camarão (R$ 97,00 para duas pessoas). Endereço: Praça Rui Barbosa, 8 | Telefone: 13 3219-5550
Dom Room: no lugar da antiga Seven, a casa noturna costuma receber shows ao vivo de funk, pop e pagode. A entrada varia de R$ 20 a R$ 60. Ampliado recentemente, além da balada o endereço também conta com um bar nos fundos da casa. Endereço: Avenida Senador Feijó, 557 | Telefone: 13 2202-1919
Museus e outros programas para ir com a família
Livraria Realejo: a charmosa livraria é ponto de encontro de intelectuais e leitores assíduos. Entre seus frequentadores mais conhecidos, estão Pepe e Coutinho, veteranos do Santos Futebol Clube. Às sextas e aos sábados, a partir das 18h30, o endereço recebe apresentações de MPB e chorinho que costumam lotar a calçada.Endereço: Avenida Marechal Deodoro, 2 | Telefone: 13 3289-4935
Fundação Pinacoteca Benedicto Calixto: datado de 1900 e tombado pelo patrimônio histórico do município, o casarão de estilo art nouveau é um dos poucos da orla que não deram lugar a um prédio. A construção, que marca a época áurea dos barões do café na cidade, passou a ser utilizada como fundação em 1992. Do acervo com mais de 200 obras, 62 são de Benedito Calixto, que muito se dedicou a retratar a Baixada Santista. Endereço: Avenida Bartolomeu de Gusmão, 15 | Telefone: (13) 3288-2260 | Grátis.
Museu do café e Cafeteria do Museuum dos passeios mais bacanas do centro histórico, o museu ocupa o suntuoso edifício em que, no passado, funcionou a bolsa do café. Exposições contam a história do grão, do seu cultivo à comercialização. Vale fazer uma pausa na cafeteria, sete vezes premiada em VEJA COMER & BEBER Litoral Paulista. Endereço: XV de Novembro, 95 | Telefone: 13 3213-1750 | Ingresso: R$ 6,00
Museu Pelé: instalado no antigo Casarão do Valongo, datado de 1867, o museu percorre a trajetória do craque mais icônico do futebol brasileiro. Para tanto, dispõe de um acervo com cerca de 2 500 peças, além de recursos interativos. A mostra “Quatro copas e um rei”, com objetos que remetem à participação do Pelé nas Copas, completa o programa. Endereço: Largo Marquês de Monte Alegre, s/n° | Ingresso: 18,00
Vila Belmiro/Memorial das Conquistas: cenário de jogos clássicos do Santos Futebol Clube, o Estádio Urbano Caldeira, popularmente conhecido como Vila Belmiro, fica aberto para visitas monitoradas nos dias em que não há jogo. O ingresso, que custa R$ 13,00, dá acesso ao vestiário, à sala de imprensa e ao gramado do estádio, bem como ao Memorial das Conquistas, com fotos, taças e faixas que retratam a trajetória do centenário do time. Endereço: Rua Princesa Isabel, s/n° | Telefone: 13 3257-4099
Aquário Municipal de Santos: inaugurado em 1945, preserva 120 espécies de animais marinhos, distribuídas nos 32 tanques. Chamam atenção o leão-marinho Abaré Inti, os pinguins da Patagônia e os tubarões-lixa. Aos sábados, o visitante ainda pode conferir as apresentações de chorinho e samba que acontecem a partir das 18h30 no jardim. Endereço: Avenida Bartolomeu de Gusmão, s/n (Praça Ver. Luiz La Scalla) | Telefone: (13) 3236-9996 | Ingresso: R$ 5,00
Orquidário: o parque se esparrama por uma área de 24 000 metros quadrados que mistura belos jardins e matas nativas onde vivem cerca de 450 animais de setenta espécies. Alguns deles podem ser vistos soltos durante o passeio, como as cutias, os jabutis e os pavões. Como o nome indica, ali são cultivadas mais de 4 000 orquídeas. Endereço: Praça Washington, s/n° | Telefone: 13 3205-2210 | Ingresso: R$ 5,00
Igrejas/Museu de Arte Sacra: a cidade de Santos abriga santuários de diferentes estilos. Em frente à orla da praia, a Basílica Menor de Santo Antônio do Embaré (Endereço: Avenida Bartolomeu de Gusmão, 32 | Telefone: 13 3227-5977) tem sua parte interna decorada por pinturas de Pedro Gentili. Do outro lado da cidade, no centro histórico, fica o Santuário Santo Antônio do Valongo (Endereço: Rua Marquês de Herval, 13 | Telefone: 13 3219-1481), datado de 1640. Não menos interessante, o Museu de Arte Sacra (Endereço: Rua Santa Joana D’Arc, 795 | Telefone: 13 3219-1111 | Ingresso: R$ 5,00), no antigo Mosteiro São Bento, abriga importantes obras da arte sacra, como a imagem de Nossa Senhora da Conceição (1560), considerada a mais antiga do Brasil.
Para ver a cidade de diferentes ângulos
Passeio de bondinho: o passeio pelo Centro Histórico pode ser feito a bordo de um bondinho, acompanhado de um guia. Com saída da Praça Mauá, o roteiro de 40 minutos passa por pontos históricos, entre eles a Casa da Frontaria Azulejada, os armazéns antigos do porto, a primeira estação de trem do estado e o Conjunto do Carmo. Endereço: Estação Buck Jones, na Praça Mauá | Telefone: 13 3201-8000 | Ingresso: R$ 6,00
Monte Serrat: o segundo morro mais alto de Santos, que se ergue a 157 metros acima do nível do mar, proporciona uma bela vista panorâmica da cidade. O lugar também abriga o Santuário de Nossa Senhora do Monte Serrat, construído em 1609 em homenagem à padroeira de Santos. Para chegar lá, o visitante escolhe entre a escadaria de 402 degraus e o bondinho funicular (R$ 25,00). Endereço: Praça Correia de Melo, 33 | Telefone: 13 3221-5665
Linha Conheça Santos: com saída da Praça das Bandeiras aos sábados, domingos e feriados, de hora em hora, o passeio de micro-ônibus percorre, em 1h40, pontos turísticos da cidade, a exemplo da Pinacoteca, do Aquário e da Vila Belmiro. O ingresso, que custa R$ 10,00, permite três reembarques durante o trajeto.

Fonte:www.tripadvisor.com.br
http://www.saoroque.sp.gov.br

Bela São Roque!


Vinho: Bebida faz parte da cultura da cidade<br>


São Roque mantém a tradição do título de "Terra do Vinho", conquistado com a chegada dos imigrantes italianos e portugueses no final do século 19. 
 Dentro de São Roque, as alternativas de diversão são variadas e servem para toda a família. No conhecido Roteiro do Vinho, encontra-se um apanhado de 31 estabelecimentos distribuídos por três vias. A produção vinícola da região começou no século XVII, quando imigrantes portugueses passaram a cultivar videiras às margens dos rios Carambeí e Aracaí, e teve continuidade com os imigrantes italianos, que chegaram dois séculos depois. Hoje, a estância comercializa 18 milhões de litros de vinho por ano – a maior parte de vinhos de mesa.
Para quem vai com as crianças, a cidade com cerca de 70 000 habitantes oferece dois programas interessantes: o Ski Mountain Park, que conta com pista de esqui e outras atividades, e a Fazenda Angolana, onde os pequenos entram em contato com animais. Locais para ver a cidade de cima, construções históricas e também hotéis charmosos, daqueles perfeitos para quem quer curtir o fim de semana em clima de romance e natureza, completam as dicas do roteiro a seguir:
 Catarina Fashion Outlet: aberto em outubro de 2014, o complexo de 20 000 metros quadrados e 1 000 vagas gratuitas de estacionamento abriga 100 lojas de grifes nacionais e internacionais. Os descontos variam de 30% a 80%. Marcas como Ellus, Michael Kors, Cris Barros, Daslu e Osklen dividem espaço com lojas de decoração e artigos para casa, entre elas Depósito Santa Fé, Spicy, Trousseau, Daslu, M. Officer, Brand’s House, Osklen e Óptica Sella, que vende óculos Calvin Klein, entre outras grifes. Endereço: Rodovia Presidente Castelo Branco, quilômetro 60 | Horário: 9h/21h (sex. e sáb. até 22h) |Telefone: 4130-4800.
Igreja Matriz de São Roque: a primeira igreja, construída no século XVII no estilo colonial barroco, passou por várias reformas até que, em 1937, deu lugar à atual. Seu interior é todo decorado com pinturas dos irmãos Pietro e Ulderico Gentili, imigrantes italianos. Endereço: Praça da Matriz, s/n° | Telefone: 4712-2377.
Brasital Cultural: construídos em 1890, os prédios antigos ocupam uma área verde de 100 000 metros quadrados, onde existia uma fábrica têxtil. Atualmente ali funciona uma biblioteca pública municipal e um centro cultural, onde são realizados cursos de música, artes cênicas, artes plásticas, dança e outras atividades. Há também uma trilha ecológica de 2,5 quilômetros, cercada de Mata Atlântica e chamada de Caminho das Águas por conta dos canais que cruzam o percurso.Endereço: Avenida Aracaí, 250 | Telefone: 4784-3076.
Roteiro do Vinho: no total, há 31 estabelecimentos localizados em três vias: Estrada do Vinho, Estrada dos Venâncios e a Rodovia Quintino de Lima. Ao longo de 10 quilômetros da Estrada do Vinho, estão os mais interessantes. Fundada em 1938 pelo casal Benedito e Maria das Dores, a vinícola Góes (Telefone: 4711-3501) é a mais famosa e também a única que cultiva, na própria cidade, uvas cabernet sauvignon. Nos fins de semana, é possível fazer o passeio de 1h30 (R$ 20,00 por pessoa) que termina com a degustação de cinco vinhos da marca. As lojas das vinícolas Palmeiras e Canguera também valem a www.roteirodovinho.com.br
 Ski Mountain Park: a 1 200 metros do nível do mar, o parque recria, nas devidas proporções, uma estação de esqui. O visitante estaciona o carro em um nível mais baixo do parque (R$ 20,00) e sobe de trenzinho (grátis). No alto, em uma pista de polietileno, é possível praticar esqui e snowboard. Tobogã, teleférico, arvorismo, passeios a cavalo, paintball, torre de alpinismo, tirolesa, arco e flecha e playground fecham o pacote de atrações. O passaporte (R$ 79,80, a partir de 7 anos; R$ 59,50 para crianças de 4 a 7 anos) inclui a maior parte das atividades. Algumas delas, como passeio a cavalo (R$ 30,00), são cobradas à parte. Endereço: Estrada da Serrinha, s/nº | Telefone: 4712-3299. www.skipark.com.br
 Vila Don Patto: o complexo de 40 000 metros quadrados possui um restaurante especializado em comida portuguesa, cafeteria, sorveteria, empório, adega, fazendinha, playground e uma pista off-road. Em quase todos os fins de semana há alguma atração extra, como encontro de clubes de carros e motocicletas e até voos cativos de balão. Nessa “modalidade”, o balão fica preso por uma corda e atinge altura máxima de 15 metros, o que permite ter uma vista panorâmica da cidade.Endereço: Estrada Sorocamirim, quilômetro 2,5 | Telefone: 4711-3001.www.viladonpatto.com.br
 Avenida Antonino Dias Bastos (Marginal): para os que escolhem se hospedar na cidade, é bom saber que a maior parte dos bares da cidade fica nesta avenida. Como anuncia em seu nome, o Santa Costela (Telefone: 4712-8022) tem como especialidade a costela bovina, assada no bafo por cerca de trinta horas. Com decoração retrô, composta de objetos antigos e capas de disco, o Botequim Santo Divino (Telefone: 4713-1279) serve frango a passarinho desossado com molho barbecue (R$ 28,00) para acompanhar as boas cervejas da carta, entre elas a Guinness (R$ 22,90) e a Vedett Extra Ordinary IPA (R$ 22,90, 330 mililitros).
Rancho 53: também na Castelo Branco, na ida para São Roque ou na volta, vale estacionar e gastar um tempo para se aventurar pelo empório do local. Além de tentadores doces lusitanos, encontram-se itens como o queijo Serrinha, produzido a partir do leite de ovelha (R$ 172,00 o quilo), o presunto pata negra (R$ 319,00 o quilo) e 900 rótulos de vinhos portugueses, como o Herdade do Esporão Reserva 2012 (R$ 148,00). Se for hora de almoço ou jantar, melhor ainda: basta se acomodar e provar uma das dezesseis receitas de bacalhau, todas feitas com o pescado do tipo Gadus morrhua. Duas pessoas podem dividir as postas do peixe preparadas no forno com batata, brócolis, pimentão, cheiro-verde, ovo, cebola e alho. O prato, acompanhado de arroz, custa R$ 196,00. Endereço: Rodovia Presidente Castelo Branco, quilômetro 53 | Telefone: 4136-1381. www.rancho53.com.br
 Fazenda Angolana: essa talvez seja a melhor atração da cidade para as crianças. A fazenda de 168 000 metros ocupa uma área reflorestada pelo proprietário na década de 1980. Afora uma trilha, há parquinho e minizoo com porcos, cabras, pôneis, galinhas, coelhos, pavões e pássaros exóticos. Para aplacar a fome da garotada, que não demora a chegar, o lugar conta com uma cafeteria e dois restaurantes. Endereço: Estrada da Angolana, 257 | 4711-1179 | Entrada: R$ 6,00. www.fazendaangolana.com.br
 Morro do Saboó: tem mais de 1 000 metros de altitude e pode ser avistado ainda da Rodovia Presidente Castelo Branco. Para chegar até lá, pegue a saída 54-B no sentido capital/interior e siga em direção a São Roque – a placa de acesso surge depois percorrer mais ou menos 5 quilômetros. Uma pista asfaltada, seguida por um pequeno trecho de terra, leva até o pé do morro. Daí em diante, deve-se caminhar por cerca de meia hora para chegar ao topo do mirante. Quem encara o desafio é recompensado por uma vista deslumbrante. Além de São Roque, dá para observar as cidades vizinhas Mairinque e Araçariguama.
Alguns hotéis de São Roque são de encher os olhos, daqueles em que dá vontade de prorrogar a estadia. Dois deles ficam na Vila Darcy Penteado, bairro mais afastado do centro, em meio à natureza.
Mais aconchegante, o Quinta dy Engenho (Estrada da Fonte, 800, acesso pelo quilômetro 55 da Rodovia Raposo Tavares | Telefone: 4714-0760) tem decoração rústica e quartos com sacada, que vez ou outra são visitadas por macacos e tucanos. 
Para uma hospedagem mais em conta, há a Pousada Ventos de Outono (Estrada do Vinho, quilômetro 9 | Telefone: 4711-2360), única opção na Estrada do Vinho. 
Distância de São Paulo 65 km - acesso pela Rodovia Raposo Tavares (SP-270), Rodovia Castelo Branco (SP-280) e Rodovia Lívio Tagliassachi