Lugares imperdíveis em Curitiba

Cidade modelo do Brasil-Curitiba


     Os ônibus de dois andares da Linha Turismo percorrem 24 pontos turísticos da cidade em duas horas e meia. Com apenas uma passagem, que custa R$ 25, o passageiro pode desembarcar em quatro locais que escolher.
     Curitiba possui a maior frota do Brasil em serviços de city-tour, com roteiro definido e sistema de adesão independente (sem auxílio de agências de viagens) oferecidos em diversas cidades brasileiras.

Jardim Botânico de Curitiba
     Seu principal cartão-postal é o Jardim Botânico, visita obrigatória para aqueles que passeiam pela cidade pela primeira vez. Mais de cinquenta espécies de plantas e flores são encontradas em meio a uma suntuosa construção em vidro e metal que embeleza ainda mais esse jardim geométrico composto também por esculturas e trilhas.


 Teatro Ópera de Arame
     Outro ícone curitibano é o Teatro Ópera de Arame, o qual abriga a Pedreira Paulo Leminski e a Ópera de Arame, estrutura metálica com paredes transparentes, com capacidade para abrigar cerca 1600 pessoas, construída sobre um lago.


Parque do Tinguï em Curitiba
     Para os dias de domingo, a melhor opção de passeio pela capital paranaense é dirigir-se para um dos inúmeros parques que compõem a região. Em diferentes pontos da cidade encontram-se bosques elaborados para homenagear seus principais colonizadores oriundos de países como Alemanha, Polônia, Ucrânia, Itália e Japão. O Parque do Tingüi, por exemplo, conta com um memorial ucraniano retratado na arquitetura da igreja principal da área verde que dispõe espaços para prática de esportes e comercialização dos pêssankas, artesanato típico da cultura ucraniana.

     O Bosque do Alemão é mais um dos pontos turísticos próprios de uma das etnias formadoras da população local. Recomenda-se uma visita ao local após as 16h, quando o sol começa a baixar e graças à sua localização em um dos pontos mais altos da capital pode-se ter uma das mais lindas vistas da cidade. Uma réplica da Catedral de Bach é encontrada no bosque onde também é possível experimentar o legítimo apfelstrudel alemão.
     Outros parques como o Tanguá e o Parque Barigui merecem uma visita. Neste último, recomenda-se ir com mais tempo, pois é bastante agitado.

     Não se pode deixar de citar o Museu Oscar Niemeyer, mais conhecido como o Museu do Olho, no Centro Cívico, onde é possível conferir exposições de arte fixas e itinerantes, ou até mesmo fazer um piquenique ao ar livre, como é costume de muitos curitibanos.


     A localização geográfica da cidade de Curitiba permite ainda que seus visitantes façam um passeio em meio a Serra do Mar. Com 150 km de extensão, 14 túneis e 30 pontes a viagem de trem dura cerca de três horas e leva até Morretes, onde a dica é experimentar o barreado, prato tradicional da região feito à base de farinha de mandioca e carnes cozidas.

     Lazer em família e compras podem ser feitos no Mercado Municipal da capital, que conta com boas lojas e ótimos restaurantes. A feira de domingo que acontece semanalmente do Largo da Ordem é ideal para aquisição de souvenires e de produtos feitos por artistas locais. Para finalizar, um passeio mais tranquilo pelo Shopping Novo Batel ou pela Cinemateca permite aos turistas apreciarem filmes importantes em salas de cinema de estilo mais antigo, mas que conferem conforto e uma das melhores programações da cidade.

Museu Paranaense
     Fundado em 1876, teve várias sedes desde sua fundação. até ser transferido para a Praça Generoso Marques. Informações tel. (0xx41) 304-3300. Localiza-se na Rua Kellers, 289 Horário de visitação: terça-feira a sexta feira das 10h às 17h, sábado e domingo das 11h às 15h.


Templo Budista Honpa Hongwandji

     Inaugurado em 28 de abril de 1996, é o primeiro templo budista da cidade. Construído com recursos vindos do Japão e da comunidade local, o templo ostenta uma arquitetura moderna, porém guarda traços das edificações tradicionais japonesas. Suas instalações foram projetadas para sediar cultos, seminários, palestras e outros eventos. O Budismo teve sua base inicial na Índia no século V - A.C. sendo mais tarde levado à China e ao Japão e conta com aproximadamente 500 milhões de adeptos em todo o mundo, sendo que atualmente há 55 templos budistas no Brasil. No Paraná calcula-se que existam 10.000 adeptos, com templos também em Londrina e Maringá. Tel. (0xx41) 364-1782. Localiza-se na Rua Gilda Pitarch Forcadell, 155 Uberaba.

Mesquita Muçulmana de Curitiba

     Também denominada de Mesquita de Al Imam Ali Ibn Abi Taleb, não possui detalhes tão complexos como as do Oriente, mas é considerado um prédio de grande semelhança. Construída em 1977, possui eventos expressivos, delineados pelos cinco pilares do Islam, que são as estruturas básicas da vida espiritual. Visitas para grupos, mediante prévia autorização. Tel. (0xx41) 222-4515 / 223-3134 (Sociedade Muçulmana). Localiza-se na Rua Kellers, 383 - São Francisco.

      O Shopping Estação

 Um empreendimento multiuso, e o único a reunir num só espaço compras, entretenimento, cultura e eventos.
     Não é o shopping com maior quantidade de lojas, mas são mais de 170 opções que reúnem algumas das melhores marcas e lojas Âncoras como Americanas, Marisa, Renner e Livrarias Curitiba. 

Tem também o museu ferroviário pequeno mais bem bonitinho vale à pena conferir.
    Os 2 teatros sendo um de bonecos são pequenos mais com uma programação sempre constante voltada para o publico infantil e adultos que gostam de um bom show de stand up e comédia. O cinema com 10 salas foi o primeiro da cidade com este novo conceito de muitas salas reunidas. Quem administra é o UCI e tome cuidado para não perder a sua sessão, pois a fila da bilheteria é enorme. 



     A praça de alimentação, com 1700 lugares além de grande é muito bonita, tem todas as opções de gastronomia com suas lanchonetes e restaurantes. E é o mais moderno centro de convenções da América Latina, o Estação Convention Center nele são realizados os maiores congressos, feiras e festas.
Horário:
Alimentação e Lazer: 2ª a 5ª das 10h às 22h 6ª e Sábado das 10h às 23h Domingo das 11h às 22h.
Lojas: 2ª a Sábado das 10h às 22h Domingo das 14h às 20h.

Localização:
Av. Sete de Setembro, 2775.

Como Chegar:
       A pé: Você pode vir a pé vindo dos pontos turísticos do centro (Rua XV, Praça Rui Barbosa, Praça Carlos Gomes) ou da Rodoviária e Mercado Municipal.
       Carro: Pode usar o estacionamento do shopping que é pago ou na rua mesmo onde tem vaga mais precisa estar nos dias de semana.
       Ônibus Linha Turismo: Primeiro horário: 09h20 Último horário: 17h50.
       Ônibus convencional: Linhas: Santa Cândida – Capão Raso estação praça Eufrásio Correia / Boqueirão – Carlos Gomes / Pinhais – Campo Comprido.
Maiores Informações: Shopping Estação


Santa Felicidade

Santa Felicidade, colonia formada em 1878 por imigrantes italianos. Principal eixo gastronômico de Curitiba onde existe diversas casas típicas que constituem unidades de convservação por seu valor histórico, arquitetônico e sentimental. Santa Felicidade tem também o segundo maior restaurante do mundo, o Restaurante Madalosso, que tem capacidade para servir até 4.500 refeições simultaneamente.