Dicas de lugares em João Pessoa-princesa do Nordeste


História e Natureza em um único local

Igreja de São Francisco por Therlyanne Martinho

Um dos mais importantes complexos barrocos do país, o conjunto arquitetônico de São Francisco atrai estudiosos e turistas do Brasil e também de outros países. Composta pelo Convento de Santo Antônio e pela Igreja de São Francisco, a obra foi concluída em 1770 e causa impacto pela grandiosidade e pela beleza do acabamento, que inclui talhas em madeira recobertas de ouro e ricas cantarias em pedra com motivos portugueses e orientais. A Paixão de Cristo é contada nos painéis frontais, formados por delicados azulejos brancos e azuis. Totalmente recuperado, o conjunto de São Francisco foi transformado em Centro Cultural,  aberto a oficinas e exposições. Para conhecer cada detalhe do rico acervo, situado na parte alta da cidade e tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, não deixe de fazer uma visita guiada.



Estação Cabo Branco

Melhor lugar para apreciar toda a beleza do litoral de João Pessoa, o Farol do Cabo Branco representa o extremo leste do Brasil, indicando a localização da Ponta do Seixas. É ali que o sol nasce primeiro nas Américas. Inaugurado em 1972, a  40 metros acima do nível do mar, tem formas que remetem a um sisal estilizado.
Paraíso!!!!!


Estação Cabo Branco

Inaugurado em 2008, o centro cultural projetado por Oscar Niemeyer exibe as curvas características do arquiteto carioca. O espaço reúne ciência, arte e cultura, além de uma bela feira de artesanato. Uma das curiosidades é o sistema externo de alto-falantes - instalado no gramado, replica os sons das peças e concertos apresentados dentro do teatro. A estação fica bem próxima ao Farol do Cabo Branco e também descortina vista panorâmica.



As Praias da cidade

A tranquilidade da orla de João Pessoa traz a sensação de um pacato balneário. A infraestrutura, entretanto, nos faz lembrar que estamos em uma capital de um Estado à beira-mar, com praias que oferecem quiosques organizados e areias limpas, além de comodidades como estacionamento e duchas.

Os serviços não se resumem às praias urbanas como Tambaú e Cabo Branco, com calçadões perfeitos para corridas e caminhadas. Estendem-se também para as belas e selvagens praias do litoral Sul, como Coqueirinhos, cercada por coqueiros e falésias; Tabatinga, com uma das mais agradáveis barracas da região; e Tambaba, a primeira praia oficial de naturismo do Nordeste; todas acessíveis pela novíssima rodovia PB-008, em direção a Pernambuco. E continuam também no litoral Norte, onde estão os melhores 'picos' (locais com boas ondas) para a prática do surf.

E fique atento: o slogan "o sol nasce primeiro em João Pessoa" é verdadeiro. Sendo assim, o astro-rei também se esconde mais cedo, por volta das cinco da tarde. Pular da cama cedinho é fundamental para curtir as praias, que a partir das 15h começam a ter o movimento reduzido.

az sol na região o ano todo, mas atenção ao período de chuvas, que vai de abril a julho. Evite os meses de agosto e setembro, quando venta muito e as águas ficam turvas. Quem não faz questão de sol, mas não abre mão de diversão e arte, a dica é curtir a capital quando acontecem belos eventos como o Mistérios da Paixão de Cristo, em abril; e o São João, em junho.

Para quem gosta de Carnaval, uma dica: não é apenas o sol que chega primeiro em João Pessoa. A folia também aporta na cidade antes mesmo de Momo assumir o reinado. Na semana que antecede a festa, a capital promove dois eventos gigantesco. O Folia de Rua reúne mais de 50 blocos que desfilam por toda a cidade, tocando gêneros genuínos nordestinos - frevo e maracatu. Já o Muriçocas do Miramar, um dos maiores blocos abertos de arrasto do mundo, atrai mais de 400 mil foliões.

Gastronomia Local

Os frutos do mar não ficam de fora de nenhum cardápio em João Pessoa, entretanto, camarões, lulas, polvos e afins têm seus encantos divididos com as delícias da culinária do sertão. 

À base de carne-de-sol e de bode, macaxeira, arroz de leite efeijão-de-corda, as receitas típicas são encontradas em restaurantes especializados na cozinha regional. 

Na capital paraibana, a pizza encontra uma concorrente à altura: a tapioca, também com sabores doces e salgados. Experimente o quitute na badalada tapiocaria Tempero da Goma, uma das mais concorridas de Tambaú. O bairro, aliás, juntamente com Manaíra e Cabo Branco, reúne os principais restaurantes da cidade.

E não encerre as refeições antes da sobremesa. Além datradicional rapadura, as opções trazem doces de frutas típicas como caju, cajá, abacaxi, mamão com coco... de comer ajoelhado!


Eu no centro  histórico de João Pessoa


  • Informações Turísticas
    Disque Turismo Tel: 0800-281-9229
    Secretaria Executiva de Turismo
    Praça Pedro Américo, s/n
    Tel: 3218-9852

  • Aeroporto Internacional Presidente Castro PintoAcesso pela BR-101, Km 11 
    Tel:3232-1200

  • Terminal Rodoviário Severino CamêloR. Francisco Londres, s/n – Varadouro
    Tel: 3221-9611

  • Ferry Boat R. João Pessoa, s/n – Município de Cabedelo 
    Tel: 3223-1700