Casa de Vidro-Lina Bo Bardi!

Visitando a Casa de Vidro-Lina Bo Bardi!

  • Casa da Fazenda – Av. Morumbi, 5594
  • Capela do Morumbi – Av. Morumbi, 5387
Linhas de Ônibus
  • 756A-10: Jd. Paulo VI – Term. Santo Amaro
  • 756A-21: Jd. João XXII – Shopping Morumbi
  • 807J-10:  Term. Campo Limpo – Shopping Morumbi
  • 6291-10: Inocoop Campo Limpo – Term. Bandeira
  • 7040-10: Paraisopolis – Pinheiros
  • 7040-10: Paraisopolis – Pinheiros
  • 8020-10: Butantã – Shopping Morumbi

Foto Lamberto Scipioni

Considerada ícone da arquitetura moderna no Brasil, a Casa de Vidro foi o primeiro projeto construído da arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi. O loteamento da antiga Fazenda de Chá Muller Carioba, na região do Morumbi, em São Paulo foi o local escolhido para construção, iniciada entre 1950 e 1951.
A Casa de Vidro, residência do casal Lina Bo e Pietro Maria Bardi por mais de 40 anos, ganhou este nome por sua fachada imponente de vidro que parece flutuar sobre pilares.
O jardim da Casa de Vidro, que ocupa uma área de 7.000 m2, expressa o amor do casal pela riqueza natural brasileira. Cuidadosamente planejado e plantado pela própria Lina, a vegetação rasteira da época transformou-se em floresta particular, com trilhas decoradas com pedras e cacos de cerâmica.
Além de marco arquitetônico, a Casa de Vidro tornou-se ponto de encontro de artistas, arquitetos e intelectuais. Grandes nomes Max Bill, Steinberg, Gio Ponti, Calder,
John Cage, Aldo van Eyck  e Glauber Rocha encontravam na residência do casal Bardi o espaço ideal para discussões culturais, ideológicas e sociais.
A Casa de Vidro constitui espaço de pesquisa e troca de ideias entre pesquisadores, profissionais e estudantes do Brasil e do exterior. Tombada pelo CONDEPHAAT em 1987, hoje abriga a sede do Instituto Lina Bo e P.M. Bardi que tem como objetivo promover e divulgar a arquitetura, design, urbanismo e arte popular

A Casa de Vidro, sede do Instituto Lina Bo e P. M. Bardi, atende o público de duas maneiras:
1) Programa Educativo: apenas por agendamento prévio para visitas individuais ou em grupo, escolas, universidades entre outros. As visitam envolvem atividades específicas e têm duração estimada em 1h30min.
Agende sua visitaeducativo@institutobardi.com.br.
2) Visitação Espontânea: não necessita agendamento. Duração entre 45 min e 1 hora. As visitas acontecem em horários específicos: 10h15, 11h45 no período da manhã e 14h00, 15h30 à tarde.
Atendimento:  quinta a sábado, das 10h às 16h, última entrada às 15h30.
Ingressos: R$20,00 (inteira) e R$10,00 (estudantes, professores e terceira idade).

Leia mais sobre a Casa de Vidro e seus habitantes.
Informações de visitação:
O Instituto Bardi não conta com estacionamento, nem local de alimentação. Acesso wi-fi para visitantes. Proibido fumar.
Importante:  O Instituto não se responsabiliza por danos ou riscos na área pública e externa à Casa.
Rua General Almério de Moura, 200 – Morumbi
Tel: +55 (11) 3744-9902
Email: institutobardi@institutobardi.com.br
http://institutobardi.com.br

Festa de Rua São Vito Mártir

A maior Festa de Rua Italiana do Brasil, coberta. Acesso gratuito a mais de 40 barracas com comidas típicas, shows com música ao vivo e muito mais.
Mais uma vez as ruas do Brás serão invadidas pelas cores e sabores da maior e mais tradicional festa da comunidade italiana de São Paulo: a Festa de Rua de São Vito Mártir, promovida pela Paróquia São Vito.
Comemorando 21 anos, a Festa de São Vito Mártir já é um importante ícone no calendário de festividades da cidade de São Paulo, é uma iniciativa dos descendentes dos primeiros imigrantes de Polignano a Mare que desembarcaram em São Paulo.
A Festa de Rua começa no primeiro sábado de Junho, dia 3, a partir das 18h, e se encerra no segundo domingo de Julho, dia 9.
Durante seis finais de finais de semana, o público poderá desfrutar de mais de 40 barracas com comidas típicas italianas, e shows com  música italiana no Brasil: Fred Rovella. Com sua banda, Fred animará todos os finais de semana com sucessos da música italiana que marcaram gerações.
Para aqueles que buscam maior comodidade, o evento mantém a cantina VIP com capacidade para 300 pessoas, com sorteios exclusivos de brindes, e também um espaço de lazer e entretenimento com um parque de diversão para as crianças.
São Vito Mártir
A devoção a São Vito, jovem mártir siciliano do início do quarto século, foi trazida da Itália por imigrantes provenientes de Polignano a Mare, nas Apúlias, hoje província da Puglia, ao sudeste da Itália. Os imigrantes se instalaram no bairro do Brás, em São Paulo. Criada em 24 de março de 1940, a Paróquia São Vito , a 75 anos atrai uma grande massa de fiéis.
Durante a festa haverá missas todos os sábados às 18h e aos domingos às 9h30 e 18h, e no dia 18 de junho: Missa solene em homenagem ao padroeiro São Vito às 18h, seguida da procissão com a imagem do santo. Juntamente com a festa da Associação Beneficente São Vito Mártir, as duas formam uma das maiores e mais tradicionais festas italianas de São Paulo.
Toda a renda obtida durante as festividades é empregada na manutenção da Paróquia São Vito, bem como em importantes obras sociais. Dentre elas, a assistência social para as famílias da região, aulas de música para as crianças, karatê para a formação e integração de crianças e adultos, e também a alfabetização de adultos.
Cardápio Festa São Vito
Serviço:
Festa de Rua São Vito Mártir
De 3 de Junho a 9 de Julho a partir das 18h
Endereço: Rua Polignano A`Mare, – Brás (na Rua da Paróquia São Vito)
Informações: (11) 3227-2296/ 3228-8114
Acesse o site oficial:
www.festadesaovito.com.br

Listamos 8 estádios onde vale a pena fazer um tour

Futebol e viagem são duas paixões que unidas podem dar muito certo. Hoje em dia os estádios do mundo todo têm passeios que contam a história do local e do clube dono da casa. Para você que gosta de esporte e de conhecer lugares novos, essa é uma oportunidade para se inspirar. 

Pacaembu - São Paulo (Brasil)
Foto: FotoliaFoto: Fotolia
O tour pelo estádio municipal paulistano é um dos mais legais porque passa pelo Museu do Futebol. O espaço foi inaugurado em 2008 e faz um retrospecto sobre como o esporte da elite inglesa chegou e se tornou tão popular no Brasil. O nome oficial do local é Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, fica na Praça Charles Miller, em homenagem ao precursor da modalidade no país. 

La Bombonera - Buenos Aires (Argentina)
Foto: FotoliaFoto: Fotolia
O estádio Alberto J. Armando, do Boca Juniors, é conhecido como La Bombonera, devido ao seu formato que lembra ao de uma caixa de bombons. A torcida local é famosa por pôr pressão nos adversários que jogam lá, por causa da proximidade da arquibancada com o campo. Em dias que não tem jogo, os visitantes podem conhecer os troféus, a história, arquibancadas e vestiários de um dos maiores clubes da Argentina. 

Allianz Arena - Munique (Alemanha)
Foto: FotoliaFoto: Fotolia
A arena que recebe os jogos do Bayer de Munique e do TSV 1860 foi construído para a Copa de 2006. É considerado um dos mais bonitos do mundo, principalmente com as luzes que fazem o estádio mudar de cor, de acordo com a equipe mandante. Além dos tours tradicionais, também existem os Vips e os especiais para crianças.
Santiago Bernabéu - Madri (Espanha)
Foto: FotoliaFoto: Fotolia
Um dos principais pontos turísticos de Madri, o estádio do Real Madrid tem capacidade para pouco mais de 80 mil pessoas. O local foi inaugurado em 1947 com nome de Estádio Chamatín, hoje leva o nome do presidente do clube que ajudou a construí-lo. Os turistas que fazem o tour podem conhecer a sala de troféus do clube que foi considerado pela FIFA o mais vitorioso do século XX.
Camp Nou - Barcelona (Espanha)
Foto: FotoliaFoto: Fotolia
Também na Espanha, o Camp Nou (Campo Novo) traz detalhes da história do clube e da Catalunha, que sofreu com o regime do ditador Franco. A bandeira do clube assumiu essa luta como símbolo de resistência, Por isso, a arquibancada do estádio, inaugurado em 1957, leva a frase "Mais que um clube", em catalão. O tour leva o visitante a todo o trajeto feito pelos jogares antes de uma partida.
Signal Iduna Park – Dortmud (Alemanha)
Foto: FotoliaFoto: Fotolia
O estádio do Borussia é considerado um dos mais bonito do mundo. O tour começa com uma visão geral das arquibancadas com capacidade para mais de 80 mil torcedores. São duas opções de passeio, de 90 minutos ou de 2 horas, o mais longo mostra lugares que só os jogadores têm acesso e conta com mais detalhes a história do clube.
Les Parcs des Princes - Paris (França)
Foto: FotoliaFoto: Fotolia
O estádio é palco das partidas do maior clube da capital francesa, o Paris Saint-German, que de uns anos pra cá vem se tornando parada obrigatória aos turistas que visitam Paris. O tour pelo estádio, que foi inaugurado em 1987 e já passou por diversas reformas, passa pelos vestiários, loja oficial, gramado e sala de troféus. 

Old Tratford - Manchester (Inglaterra)
Foto: FotoliaFoto: Fotolia
A casa do Manchester United recebe jogos da equipe desde 1910, quando foi inaugurado. O lugar também é conhecido como Teatro dos Sonhos, apelido dado por um dos maiores craques da história do clube, Bobby Charlton. O ponto alto da visita é um memorial do momento mais trágico da história do clube: um acidente de avião com a delegação, em 1958, que matou oito jogadores.
Fonte de pesquisa:www.webventure.com.br

A charmosa Vila Inglesa de Paranapiacaba!

aranapiacaba é uma vila pertencente a Santo André. Fundada no final do século XIX, com a função de ponto estratégico para a construção da estrada de ferro ligando Jundiaí a Santos. No início havia apenas barracas improvisadas para os operários, com o tempo foram sendo construídas casas de pau a pique (explico um pouco sobre este tipo de construção neste post).

A construção da estrada de ferro, a partir de Paranapiacaba durou sete anos e tem 139 km de extensão.


Paranapiacaba
Paranapiacaba


Passeio de Trem – Expresso Turístico Paranapiacaba

Cheguei a Paranapiacaba com o Expresso turístico Paranapiacaba. Para conseguir fazer este passeio de trem é preciso muita reservar antes,segue informações.


Expresso Turístico Paranapiacaba
Expresso Turístico Paranapiacaba


  1. Entre no site da CPTM, para acompanhar a abertura da venda do passeio de trem neste link, ou ligue 0800 055 0121;
  2. Olhe se possível todos os dias, pois não há data definida para abertura das vendas;
  3. Assim que estiverem abertas as vendas, vá até a estação da Luz para comprar a sua passagem. A procura é muito grande e as passagens esgotam no mesmo dia;
  4. Em São Paulo a venda é feita na estação da Luz. Outro ponto de venda é a estação Prefeito Celso Daniel em Santo André. Não são vendidas pela internet;
  5. As passagens tem o valor de R$ 39,90 individual e R$ 59,90 dupla;
  6. O passeio de trem Expresso Turístico Paranapiacaba, acontece aos domingos. Sai da estação da Luz as 8h30. É necessário chegar ao local as 8h00. Faz uma parada em Santo André para pegar passageiros;
  7. A venda da passagem é feita no guichê do metrô, próximo a saída para a Pinacoteca e Museu da Língua Portuguesa, leia sobre estes lugares neste post.
Durante a viagem um dos tripulantes do trem vai contando a história sobre os lacais por onde o trem passa.


Vista da ferrovia
Vista da ferrovia

O que ver em Paranapiacaba

Bem no dia que estive lá, quase não vi nada…rs, explico. Estava uma neblina mega, ultra densa, o raio de visão era de 5 metros, se muito. Mas não se assuste, foi possível ver tudo o que eu queria.


Casa Fox - Paranapiacaba



Casa Fox – Paranapiacaba

Não desanime caso você também seja recebido por esta neblina. Sempre que o sol saía de traz das nuvens, a neblina diminuía. Algumas vezes até sumia e era possível ver melhor…rs.
1 – Casa Fox: é uma construção em estilo inglês. Data do final do século XIX e era utilizada como moradia dos operários da construção da estrada de ferro. O nome dado a esta casa é uma homenagem ao Engenheiro inglês, Daniel Mackinson Fox. Ele veio ao Brasil em 1856, para realizar os estudos para a construção da ferrovia;
2 – Clube União Lira Serrano: um dos primeiros clubes criados na vila, onde acontecem shows de música e bailes;
3 – Antigo Mercado: antigo empório onde os operários compravam seus mantimentos e que hoje foi transformado em Centro Cultural;
4 – Museu Castelinho: residência do engenheiro chefe da ferrovia. Esta casa era utilizada tanto como moradia do engenheiro, quanto escritório e ponto de visualização dos operários durante a construção. É possível fazer uma visita guiada a casa. As visitas ocorrem aos sábados, domingos e feriados, das 10h00 as 16h00. A entrada custa de R$ 3,00. De terça a sexta as visitas somente são possíveis mediante agendamento pelo telefone (11) 4439-1318;


Museu Ferroviário - Paranapiacaba
Museu Ferroviário – Paranapiacaba

5 – Museu Ferroviário: é um local muito interessante, onde é possível conhecer locomotivas e casa de máquinas antigas. O acesso ao museu é feito pela passarela que passa sobre os trilhos da ferrovia. As visitas são aos sábados, domingos e feriados das 10h00 as 16h00. Durante a semana somente com agendamento prévio pelo telefone (11) 2695-1151, a entrada custa R$ 5,00. O passeio de Maria fumaça não estava funcionando, pois o trem estava em manutenção.
6 – Igreja Senhor Bom Jesus: construção de 1884, é ponto de referência no alto da vila. Uma igreja simples, mas que vale a pena conhecer. Para acessá-la atravesse a passarela e siga a esquerda, suba a rampa a direita, no final estará a igreja e o cemitério.


Réplica do Big Ben - Paranapiacaba
Réplica do Big Ben – Paranapiacaba

7 – O Relógio: este relógio foi construído para regular os horários de saída dos trens e para que os operários não perdessem o horário de trabalho. Ele foi construído nos moldes do Big Ben de Londres. Foi o único monumento que restou da antiga estação ferroviária de Paranapiacaba depois do incêndio de 1981. Quase não consegui vê-lo devido a neblina, mas nada que um pouco de fé não resolva. O sol apareceu por alguns instantes e consegui avistá-lo.
8 – Passeio de trem (trenzinho): próximo a Casa Fox, em frente a padaria, fica um trenzinho, que faz um tour pela cidade. O motorista vai mostrando os principais pontos turísticos, com algumas paradas, o valor do passeio é de R$ 10,00 por pessoa.
9 – Festival de Inverno: ocorre normalmente em julho, no final do mês. Neste evento são apresentadas bandas, oficinas de artes e dança, nos palcos do Mercado, Clube Lyra e também na Rua Direita. Para mais informações sobre o Festival de Inverno entre em contato pelo telefone (11) 4439-1300 / 4439-1316 / 4439-1318.

Maria Fumaça

Onde Comer na Vila:

Cantinho da Terra 
Descrição: especializado em pratos mineiros, gaúchos, comida vegetariana e seliaca (sem glúten). O carro-chefe da casa é o matambre gaúcho (R$ 32), carne que fica entre a costela e o couro do boi, vem assado no vinho, recheada de linguiça, bacon e ervas, acompanha farofa e vinagrete e serve duas pessoas 
Tipo de cozinha: brasileira 
Endereço: Rua da Estação, 399 - Centro - Parte Baixa 
Telefone: (11) 4820-3946 / 7654-6163 
Horário de funcionamento: sexta a domingo, 11h às 22h 
Preço médio (por pessoa): R$ 8 
Cartões: sim 
Aceita cheque: sim  
Música ao vivo: durante Festival de Inverno 
Infraestrutura para deficiente físico: não 
Aquecedor: sim    
Área externa: sim 
Área para crianças: sim 
Estacionamento próprio: não 

SPR - Sopas, Petiscos, Refeições 
Descrição: serve massas feitas artesanalmente, escondidinhos de carne e frango e o carro chefe: salmão defumando (R$ 28) com molho de maracujá e alecrim, acompanha um tomate recheado e arroz 
Tipo de cozinha: variada 
Endereço: Avenida Antônio Olyntho, 481 - Parte Baixa 
Tipo de cozinha: variada 
Endereço: Avenida Antônio Olyntho, 481 - Parte Baixa 
Telefone: (11) 4439-0276 
Horário de funcionamento: sábado e domingo, 9h ao último cliente 
Preço médio (por pessoa): R$ 25 
Cartões: sim 
Aceita cheque: não 
Música ao vivo: não 
Infraestrutura para deficiente físico: não 
Aquecedor: não    
Área externa: sim 
Área para crianças: não 
Estacionamento próprio: não 

Café Bar Tradição dos Pampas 
Descrição: ideal para apreciar um café em meio ao clima frio da região e saborear os caldos, carro-chefe da casa. Há também pratos com costela e comida típica gaúcha 
Tipo de cozinha: variada 
Endereço: Rua Campos Sales, 398 
Telefone: (11) 4439-0355 
Horário de funcionamento: sexta e sábado, 12h ao último cliente; domingo, 12h às 21h 
Preço médio (por pessoa): R$ 20 
Cartões: não 
Aceita cheque: não 
Música ao vivo: não 
Infraestrutura para deficiente físico: não 
Aquecedor: não 
Área externa: não 
Área para crianças: não 

Pesquisa:www.decaprala.com
www.guiadasemana.com.br

Giro Cultural da USP, roteiro "A USP e a São Paulo Modernista"

ATENÇÃO! Inscrições abertas para as saídas de junho,faça sua inscrição antes, sujeito a lotação máxima.

E-mail:  sintese@sinteseeventos.com.br Tel:+55 (11) 37215720 e 99925-5503
A USP e a São Paulo Modernista é o primeiro roteiro do GIRO CULTURAL USP realizado fora da Cidade Universitária. Com ponto de partida na estação Alto do Ipiranga do Metrô, o passeio tem início no Museu Paulista, no bairro do Ipiranga, passando pelo centro da cidade, onde destaca as principais edificações modernistas, como o Edifício Copan, do arquiteto Oscar Niemeyer. O ponto de parada seguinte é o Teatro Municipal, na Praça Ramos de Azevedo. O passeio termina no Museu de Arte Contemporânea da USP, no Parque do Ibirapuera.


Museu do Ipiranga, primeiro ponto de parada. Foto: Carla Christiani

Segunda parada do roteiro, Teatro Municipal. Foto: Carla Christiani

O roteiro procura oferecer aos visitantes um olhar e uma leitura distintos sobre a implantação do modernismo na cidade, em suas múltiplas dimensões (arquitetônica, urbanística, econômica, sociocultural e política), evidenciando a passagem do século XIX até o ápice da consolidação do projeto modernista na cidade de São Paulo, nos anos de 1950.  
O passeio conta com uma equipe de mediadores composta por historiadores, antropólogos, sociólogos e arquitetos, além de um guia com cadastro no Ministério do Turismo. Todo o trajeto é percorrido em um ônibus equipado com recursos multimídia para uso durante o passeio.
Duração: 4 horas

Entrada: Gratuita

Vagas: 40 por saída

Lista de espera: Em função de desistências de ultima hora, é disponibilizada uma lista de espera no local. O embarque é feito conforme a ordem de chegada, havendo disponibilidade e liberado às 10h00.

Ponto de Encontro: Estação de Metrô Alto do Ipiranga (Catraca)

Dias e horários: sábados, às 10h (exceto os sábados seguintes aos feriados de Natal e Ano Novo)

Itinerário e pontos de parada e interesse:
1. Parque da Independência/Museu Paulista (Parada 1)
2. Museu de Zoologia
3. Casarões dos Jafet
4. Av. do Estado
5. Av D. Pedro I, Parque D. Pedro II
6. Casa das Retortas
7. Palácio das Indústrias
8. Mercado Municipal
9. Rua 25 de março
10. Av. Ipiranga, Av. São João e Av. Rio Branco.
11. Edifício Montreal
12. Praça da República
13. Edifício Eiffel
14. Colégio Caetano de Campos
15. Av. São Luís / Praça Dom José Gaspar
16. Biblioteca Mário de Andrade
17. Teatro Municipal (Parada 2)
18. Edifício Esther
19. Edifícios Itália e Copan
20. Praça Roosevelt
21. Centro Maria Antônia
22. Bairro de Higienópolis
23. FAU Maranhão
24. Monumento às Bandeiras
25. MAC (Parada 3)

Acompanhe e participe.

Histórico Giro Cultural USP e a São Paulo Modernista.


Festa do Imigrante!

                   A tradicional Festa do Imigrante chega a sua 22ª edição. 🎉 🎌

O evento homenageia a cultura de mais de 50 nacionalidades, resgatando a herança e a história das comunidades de imigrantes e descendentes que compõem a identidade de São Paulo.

Este ano, a festa acontece nos dias 4, 10 e 11 de junho, com uma vasta programação de gastronomia, artesanato, dança, música, entre outras atividades para toda a família. 

Os ingressos para a festa podem ser adquiridos nos dias de evento e custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada). 

Confira a programação completa: http://bit.ly/2qteCL0

Nenhum texto alternativo automático disponível.

Santana de Parnaíba e seu charme!

  Corpus Christi Santana de Parnaíba
Corpus Christi de Santana de Parnaíba é uma das maiores manifestações religiosas do Estado de São Paulo e que atrai, a cada ano, milhares de visitantes a cidade. Diversas ruas do centro histórico são ornamentadas, pelos moradores, com os tapetes coloridos feitos com serragens, pó de café e cascas de ovos. As ilustrações, com motivos religiosos surpreende pelo capricho e perfeição. A comunidade participa ativamente fazendo com que o Centro Histórico amanheça coberto pelo tapete. Missas e procissões completam a festa.
O roteiro religioso na Grande São Paulo começa no centro histórico de Santana de Parnaíba . Versão paulista do Caminho de Santiago de Compostela, o Caminho do Sol é um roteiro que envolve 12 cidades do interior de São Paulo. Os devotos percorrem 240 km, cruzando trilhas e trajetos rurais já existentes entre as cidades de Santana de Parnaíba e Pirapora do Bom Jesus, na Grande São Paulo, até Águas de São Pedro, onde se encontra a imagem de São Tiago marcando o final da peregrinação.
• Rota da Cachaça
Santana de Parnaíba cultiva a tradição da cachaça. Muita gente vem de longe em busca da famosa “branquinha de Parnaíba”. Na cidade, encontram-se os tradicionais engenhos Caninha do Moraes, Engenho do Osíris e Caninha Parnaíba. Informações 4154-2377.
• Roteiros dos Bandeirantes
Oficializado em 2003 pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, engloba oito cidades, tendo como marco inicial Santana de Parnaíba . O propósito do Roteiro é o incentivo do turismo histórico-cultural das cidades que margeiam o Rio Tietê.

• Pesqueiros
Localizados em chácaras, sítios ou fazendas, onde é feita a criação de várias espécies de peixes, tais como carpa, tilápia, bagre, pacu, tambaqui, etc.
• Música na Praça
Todos os domingos, das 15 às 17 horas, a Secretaria de Cultura e Turismo promove o projeto “Música na Praça”, com atrações musicais de estilos variados que se apresentam no Coreto Maestro Bilo – um dos mais tradicionais cartões postais da cidade – na Praça XIV de Novembro, no Centro Histórico.

• Feira de Artes e Artesanato
Uma Feira de Artes e Artesanato oferece uma variedade muito grande de produtos, como artesanato hippie, mosaico, pintura em madeira e tecido, patchwork, sabonetes, toalhas pintadas, quadros, vasos, plantas ornamentais, velas, roupas, tapeçaria em barbante, biscuit, trufas e pão de mel. A feira acontece todos os domingos, das 10 às 17 horas, na Praça XIV de Novembro, no Centro Histórico e conta também com uma Praça de Alimentação para os turistas.
Pesquisa:www.parnaibaweb.com.br
Informações: 4154-2377

Cultura e religiosidade em São Luiz do Paraitinga!



Próxima Data:
26 de Maio de 2017
Local:
São Luíz do Paraitinga, São Luís do Paraitinga - SP, Brasil
Programação da Festa do Divino Espírito Santo de São Luiz do Paraitinga - 2017

26/05 – Sexta-feira
18h – Procissão para abertura do Império - Local: Igreja Matriz
20h – 1ª Eliminatória Festival de Música Raiz
23h – Show Musical - Local: Coreto Elpídio dos Santos – Praça Dr. Oswaldo Cruz
Equipe da barraca: Coroinhas
27/05 – Sábado
10h – Brincadeiras com as crianças
14h – Saída dos Bonecões: João Paulino, Maria Angu e Vaca Louca - Local: Praça Dr. Oswaldo Cruz
15h – Santa Missa - Local: Igreja Matriz
16h – Encontro das Bandeiras - Local: Praça Dr. Oswaldo Cruz
16h30 – Dança de Fitas: Grupo Folclórico “Didi Andrade” - Local: Praça Dr. Oswaldo Cruz
17h – Apresentação de Grupos de Cultura Popular - Local: Centro Histórico
20h – Distribuição gratuita do “Afogado” (levar prato e talheres)
20h30 – Show Musical - Local: Mercado Municipal
21h – 2º Eliminatória Festival de Música Raiz
23h – Show Musical - Local: Coreto Elpídio dos Santos – Praça Dr. Oswaldo Cruz
Equipe da barraca: Paulo Moura e Família
28/05 – Domingo
06h – Baque da Alvorada: Maracatu de Baque Virado
10h30 – Santa Missa - Local: Igreja Matriz
15h – Final do Festival de Música Raiz
17h – Show Musical - Local: Coreto Elpídio dos Santos – Praça Dr. Oswaldo Cruz
19h – Santa Missa - Local: Igreja Matriz
Paraninfo: Rosa Maria Antunes e Família
Equipe da barraca: Leila, Simone e equipe
21h – Retreta Corporação Musical São Luiz de Toloza - Local: Coreto Elpídio dos Santos – Praça Dr. Oswaldo Cruz
29/05 – Segunda-feira
19h – Santa Missa - Local: Igreja Matriz
Paraninfo: Funcionários do Fórum de São Luiz do Paraitinga
Equipe da barraca: Rosa Maria Antunes e Família
21h – Show Musical - Local: Praça Dr. Oswaldo Cruz (Barraca da Festa)
30/05 – Terça-feira
19h – Santa Missa - Local: Igreja Matriz
Paraninfo: Paulo Moura e Família
Equipe da barraca: Funcionários do Fórum de São Luiz do Paraitinga
21h – Show Musical - Local: Praça Dr. Oswaldo Cruz (Barraca da Festa)
31/05 – Quarta-feira
19h – Santa Missa - Local: Igreja Matriz
Paraninfo: Beatriz Chagas e Família e Equipe de Coroinhas
Equipe da barraca: Hélder, Laura e Família
21h – Show Musical - Local: Praça Dr. Oswaldo Cruz (Barraca da Festa)
01/06 – Quinta-feira
19h – Santa Missa - Local: Igreja Matriz
Paraninfo: Rotary – Casa da Amizade de São Luiz do Paraitinga
Equipe da barraca: Rotary – Casa da Amizade de São Luiz do Paraitinga
21h – Show Musical - Local: Praça Dr. Oswaldo Cruz (Barraca da Festa)
02/06 – Sexta-feira
19h – Santa Missa - Local: Igreja Matriz
Paraninfo: Expedito e Família
Equipe da barraca: Expedito e Família
21h – Apresentação de Grupos de Cultura Popular - Local: Largo das Mercês
23h – Show Musical - Local: Coreto Elpídio dos Santos – Praça Dr. Oswaldo Cruz
03/06– Sábado
10h30 – Santa Missa em memória dos festeiros falecidos - Local: Igreja Matriz
11h – Show Musical
12h – Distribuição gratuita de “Afogado” (levar pratos e talheres) - Local: Mercado Municipal
14h – Saída dos Bonecões: João Paulino, Maria Angu e Vaca Louca
4h30 – Brincadeiras com as crianças - Local: Praça Dr. Oswaldo Cruz
15h30 – Encontro de Cavaleiros – Saída: Casa do Bozó (Benfica)
16h – Cavalhada de São Pedro do Distrito de Catuçaba - Local: Rua Cap. Benedito Pião Sobrinho – Parque Linear "Rei Canário"
17h30 – Show Musical - Local: Coreto Elpídio dos Santos – Praça Dr. Oswaldo Cruz
19h – Santa Missa - Local: Igreja Matriz - Paraninfo: Hélder, Laura e Família
Equipe da barraca: Beatriz Chagas e Família
20h – Apresentação de Grupos de Cultura Popular - Local: Centro Histórico
21h – Grupo Folclórico “Didi Andrade” – Dança de Fitas, Balaio e da Lata
21h30 – FAMIG (Fanfarra Monsenhor Ignacio Gioia) - Local: Praça Dr. Oswaldo Cruz
22h30 – Show Musical
00h – Show Musical - Local: Coreto Elpídio dos Santos – Praça Dr. Oswaldo Cruz
04/06 – Domingo
06h – Alvorada com Grupos de Cultura Popular - Local: Centro Histórico
06h30 – Distribuição gratuita de café com paçoca - Local: Mercado Municipal
07h – Santa Missa - Local: Igreja Matriz
09h – Apresentação de Grupos de Cultura Popular - Local: Centro Histórico
10h – Procissão com os Reis do Congo, saindo do Império
10h30 – Santa Missa - Local: Igreja Matriz
12h – Procissão do Mastro - carregado pela Nova Congada - Alto do Cruzeiro - São Luiz do Paraitinga: Mestre Tonho
13h – Show Musical " Homenagem ao Mestre Dito de Cotia/SP" - Local: Coreto Elpídio dos Santos – Praça Dr. Oswaldo Cruz
13h30 – Pau de Sebo e saída dos Bonecões: João Paulino, Maria Angu e Vaca Louca - Local: Praça Dr. Oswaldo Cruz
15h – Santa Missa e em seguida Procissão Solene em honra ao Divino Espírito Santo - Local: Igreja Matriz
19h30 – Queima de fogos
20h – Show Musical - Local: Coreto Elpídio dos Santos – Praça Dr. Oswaldo Cruz
Equipe da barraca: Amigos dos festeiros e Grupo de Jovens São Luiz de Toloza
Exposição, palestras e exibições de filmes estarão acontecendo no Centro Cultural Nelson Rodrigues na Rua Coronel Domingues de Castro, nº 33.
 
Informações sobre shows musicais e apresentações dos grupos de cultura popular Acesse:
Site oficial da festa: www.festadodivinoslp.com.br
Página do Facebook da Festa do Divino: www.facebook.com/festadodivinoslp
 
Agradecimentos especiais:
Prefeitura Municipal da Estância Turística de São Luiz do Paraitinga
Diretoria de Cultura e Defesa Civil
Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo
Polícia Militar e Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo
Corporação Musical São Luiz de Toloza
FAMIG – Fanfarra Monsenhor Ignacio Gioia
Cavalhada de São Pedro do Distrito de Catuçaba
Bonecões João Paulino e Maria Angu: Benito Campos
Brincadeiras com as crianças: Helvécio (Juca Teles) e Odilon Bonafé
Grupo folclórico “Didi Andrade”: Rosa Maria Antunes
Folia do Divino: Mestre Brás e foliões
Nova Congada - Alto do Cruzeiro - São Luiz do Paraitinga: Mestre Tonho
Moçambique São Luiz: Mestre Raul
Rei e Rainha do Congo: Luís do Espírito Santo de Souza e Fátima Barbosa
Todos os grupos de cultura popular participantes deste ano de 2017
Cozinha da festa: Nê Ramos e equipe
Aos guardiões da Coroa do Império
Equipe de peregrinação com a Bandeira do Divino e arrecadação da festa
Equipe de recepção dos grupos populares e escrita dos projetos
Oferta do Pau de Sebo: Zizi Neneco
Oferta da bandeira e do mastro: Jairo Borriello, Vânia Frade e Família
Oferta do prédio da Casa da Festa: João Bosco e Valentim Cursino
Oferta do prédio do Império: Paulo, Sérgio e Gabam
Oferta da decoração do Império: João Dehon Cursino e Família
Oferta do Andor do Divino Espírito Santo: Maria Araci Ferreira Pinto (Cysa)
Oferta do Andor de São Benedito: Benedita Irene de Toledo
Oferta do Andor de Nossa Senhora Aparecida: Lucimara Cursino
Decoração de rua: Cristina Rodrigues, Nena Santos e equipe
Apoio na decoração: Imaculada, Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Lagoinha/SP, CRAS e Secretaria de Educação Municipal
Ornamentação do Império e do andor de São Benedito: Adilson Barbosa e equipe
Ornamentação dos andores do Divino e de Nossa Senhora e da Igreja Matriz: Paulo Moura e equipe
A toda equipe colaboradora da Paróquia São Luiz de Toloza
E, principalmente, a todo o povo que recebeu, rezou e contribuiu com a Festa do Divino Espírito Santo
Pároco: Padre Álvaro Mantovani (Padre Tequinho)
Vigário Paroquial: Padre Cleiton Willian Rodrigues
Festeiros 2017: José de Arimatéia e Família - João Rafael Cursino e Família
Pesquisa:ww.paraitinga.com
 
Dados do mapa ©2017 Google
Mapa
Satélite