Carnaval Rio de Janeiro


Um pouco da história do Carnaval
O termo Carnaval é derivado da expressão em latim “Carne Vale”, que significa “adeus à carne”. Essa foi feita para ser a última celebração antes da abstinência de carne, álcool e outros prazeres mundanos durante os 40 dias que antecedem a Páscoa e a ressurreição de Jesus Cristo. Embora as celebrações de Carnaval comecem oficialmente uma semana antes da Quarta-Feira de Cinzas, as festas têm início já em dezembro.

Influências europeias e africanas

Os primeiros carnavais surgiram no início da década de 1640, com celebrações em massa realizadas em homenagem ao deus grego do vinho, Baco, e também ao rei Saturno. Soldados e mestres trocavam de trajes, enquanto caíam em noites de folia com muito álcool. Os romanos católicos, mais tarde, deram o tom para as celebrações de Carnaval atuais, com a festa antecedendo a Quarta-Feira de Cinzas, o primeiro dia da Quaresma no calendário cristão. Os portugueses trouxeram o Carnaval para o Brasil com um festival chamado Entrudo. O primeiro baile de máscaras realizado no Rio foi em 1840, com a polca e a valsa como principais formas de dança. Os africanos, mais tarde, contribuíram com uma forte influência no Carnaval com a introdução do samba em 1917, que é hoje visto como um estilo musical brasileiro.

Samba – a essência do Carnaval

Enquanto os primeiros carnavais na Itália apresentavam diversos bailes de máscaras, onde os foliões usavam fantasias, foram os portugueses e africanos que mudaram o jeito com que o Carnaval era celebrado no Brasil. Muito do caráter do Carnaval do Rio pode ser atribuído aos escravos africanos, conhecidos por seu talento musical, que desenvolveram o samba. Hoje, a magia e a emoção do samba podem ser experimentadas melhor no Carnaval do Rio. Penas, ossos, grama e vários tipos de pedras eram partes integrantes das fantasias que você ainda pode ver no Carnaval do Rio 2017.

Folia nas ruas do Rio

Durante o século XIX, os bairros do Rio começaram a ter uma parte ativa nos desfiles de Carnaval, formando cordões ou grupos de pessoas lideradas por bandas que com percussionistas e outros músicos. Seus ritmos contagiantes seduziam homens, mulheres e crianças a se juntarem a eles ao longo do percurso. O espírito de celebração do Carnaval do Rio logo se transformou em competitivo, com cada bloco vestido com fantasias coloridas e brilhantes disputando para se tornar o mais famoso. No Carnaval do Rio 2017, você é livre para se juntar à folia, enquanto seu bloco preferido desfila pelas ruas dos bairros do Rio.
Datas do Carnaval 2017
Sexta-feira, 24 de Fevereiro, 2017Desfile do Grupo de Acesso - Dia 1
Sábado, 25 de Fevereiro, 2017Desfile do Grupo de Acesso - Dia 2
Domingo, 26 de Fevereiro, 2017Desfile do Grupo Especial - Dia 1
Segunda-feira, 27 de Fevereiro, 2017Desfile do Grupo Especial - Dia 2
Terça-Feira, 28 de Fevereiro, 2017Desfile das Crianças
Sábado, 4 de Março, 2017Desfile das Campeãs

Escolas de samba do Rio

A popularidade dos blocos de rua influenciou o nascimento das escolas de samba no Rio, que agora são a grande atração do Carnaval. Como a concorrência entre os blocos de rua cresceu, as escolas de samba foram formadas com cada bairro desenvolvendo uma marca de identidade própria. A Mangueira é uma das mais antigas e famosas escolas de samba, formada em 1928. Além de se presentar no Sambódromo, ela também promove um baile na casa noturna Scala Rio. Salgueiro, Mocidade, Grande Rio e Beija-Flor estão também entre as grandes escolas. Você pode assistir a todas elas na competição do Sambódromo, uma passarela especial que foi construída em 1984 e que, agora, acomodará milhares de espectadores a mais no Carnaval do Rio 2017.

Os desfiles no Sambódromo

Em meados de 1900, o conceito de realizar uma competição entre as escolas de samba durante o Carnaval nasceu. Com os desfiles de rua se tornando maiores devido às formações das escolas de samba, a necessidade de um lugar especial e de uma competição organizada se intensificou, o que levou à construção do Sambódromo em 1984, projetado pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer. Desde então, o Carnaval passou por uma metamorfose, com vários imigrantes somando suas contribuições à celebração. O objetivo principal dos desfiles na Sapucaí é permitir que as escolas de samba possam exibir seus talentos. As escolas de samba escolhem um enredo para o desfile e desenvolvem uma música sobre o tema.
Centenas de coreógrafos junto com milhares de integrantes de cada escola de samba passam quase um ano preparando fantasias elaboradas e carros alegóricos igualmente espetaculares. Cada escola tem 80 minutos para fazer a sua apresentação. As escolas de samba cobiçam o disputado título do campeonato, colocando seu destino nas mãos de 40 jurados, que pontuam a apresentação baseados em vários quesitos incluindo, entre outros, enredo, fantasias e samba-enredo. Reserve seus ingressos hoje se você deseja assistir ao vivo o Carnaval do Rio 2017.

A semana do Carnaval – celebrações ilimitadas

O Carnaval do Rio 2017 começará com a coroação do Rei Momo pelo prefeito do Rio de Janeiro. O evento simbólico marca o ritmo para milhares de celebrações, incluindo bailes de Carnaval e blocos de rua por toda a cidade. Os blocos de rua são de graça, enquanto bailes de Carnaval, como o Baile Mágico no Copa e os Bailes do Scala Rio, estão entre as festas mais espetaculares, frequentadas por muitos ricos e famosos de toda parte do mundo. No entanto, o que é especial no Carnaval do Rio 2017 é que não há inibições, tabus, fronteiras sociais; as celebrações são absolutamente ilimitadas.
Datas Importantes
AnoDe(Sexta-feira)Até(Quarta-feira de Cinzas)
201724 de Fevereiro, 20171 de Março, 2017
20189 de Fevereiro, 201814 de Fevereiro, 2018
20191 de Março, 20196 de Março, 2019
202021 de Fevereiro, 202026 de Fevereiro, 2020
202112 de Fevereiro, 202117 de Fevereiro, 2021
202225 de Fevereiro, 20222 de Março, 2022
202317 de Fevereiro, 202322 de Fevereiro, 2023
20249 de Fevereiro, 202414 de Fevereiro, 2024
202528 de Fevereiro, 20255 de Março, 2025

Competições de desfiles no Sambódromo

O Sambódromo, localizado na Avenida Marquês de Sapucaí, é o centro da atenção durante o Carnaval do Rio. O desfile é muito bem organizado com as escolas de samba disputando o cobiçado troféu do campeonato. Todos os anos, as escolas realizam um grande show de entretenimento, e o Carnaval do Rio 2017 promete ser ainda melhor. As escolas de samba do Grupo de Acesso desfilam na sexta-feira e no sábado de Carnaval, na tentativa de conseguir ascender ao grupo das melhores doze escolas no próximo ano. No domingo e na segunda-feira de Carnaval,  a concorrência fica mais feroz, com as doze melhores escolas de samba competindo, embora o espírito de camaradagem entre todas. Seis escolas realizam um show espetacular em cada dia. Os resultados são anunciados na Quarta-Feira de Cinzas, para depois, as seis melhores escolas desfilarem uma última vez no sábado seguinte.

Bailes de Carnaval – celebrações fechadas

No Carnaval do Rio 2017, você pode  frequentar alguns dos bailes mais empolgantes que são realizados por toda a cidade. A festa não para durante quase uma semana com muitos bailes famosos televisionados por todo o país. O Baile Mágico no Copacabana Palace Hotel é bem frequentado pela elite. Ingressos para os bailes são os mais procurados, já que estes estão entre os eventos mais pomposos. A casa noturna Scala Rio realiza uma série de bailes de Carnaval, incluindo o Baile Gay do Scala, uma das noites mais extravagantes do Carnaval. Esse é o melhor evento para se ver “drag queens” de toda a parte do mundo com as fantasias mais diversas.

Blocos – o jeito carioca de celebrar 

A magia do Carnaval se espalha pelas ruas do Rio com diversos blocos que geralmente começam semanas antes. Em uma única noite, pode haver 300 blocos, que atraem milhões de cariocas e turistas também. Blocos, ou grupos associados a bairros específicos, realizam festas nas ruas. No Carnaval do Rio 2017, você terá a oportunidade de acompanhar alguns dos melhores blocos e bandas de rua. A Banda de Ipanema e o Simpatia é Quase Amor estão entre as celebrações mais notáveis.

Fonte:www.riocarnaval.org