Jamaica além do Reggae!

Capital mundial do reggae, praias paradisíacas e o delicioso rum: essas são as primeiras lembranças que vem à mente ao se pensar em Jamaica, o quinto maior país insular do Caribe. Lar de grandes personalidades como Bob Marley e Usain Bolt, a ilha caribenha tem muito mais a ser descoberto, com uma rica história e cultura que estão à um passeio ou trilha de distância.


“Em toda a ilha há atrações históricas que mostram nossa diversidade e riqueza como nação e que podem ser exploradas tanto por moradores locais quanto por turistas” afirmou o diretor de Turismo jamaicano, Paul Pennicook.

Entre trilhas na natureza, rotas para se aventurar de bike e tours culturais e históricos, conheça cinco passeios que você deve fazer para conhecer o cerne da Jamaica:

Primeiro local da Jamaica à ser reconhecido pela Unesco como Patrimônio Mundial, o Parque Nacional das Montanhas Azuis e John Crow oferece aos viajantes uma trilha de 5,6 km, que termina no pico mais alto da ilha, com 2,256 mil metros. Holywell, a maior área de recreação dentro do parque, fica apenas há uma hora de carro de Kingston, capital do país.


Os amantes de aventura em duas rodas também têm uma boa opção para se divertir no país: o tour guiado que desce as Montanhas Azuis de bicicleta dura 3 horas, e opera diariamente. Durante o passeio, os viajantes têm ainda a possibilidade de conhecer um pouco da cultura jamaicana, com paradas em locais históricos pelo caminho. Um brunch jamaicano em um restaurante ao ar livre localizado a 800 metros acima do nível do mar antecede a parte final do passeio, que promete ser a mais emocionante: o retorno de bike descendo a montanha.
Construído com arquitetura Georgiana e listada entre os 100 maiores monumentos em perigo, Falmouth é um porto histórico localizado na costa norte da Jamaica. O tour de uma hora e meia de caminhada no preservado monumento, fundado em 1769, dá uma ideia aos turistas de como era a costa jamaicana no século 18.

Quem se aventurar em Cockpit Country terá um passeio rico tanto em cultura quanto em natureza: localizado nas colinas de Trelawny, é lar dos Maroons, descentes dos povos africanos que resistiram à escravidão imposta pelos ingleses na ilha, forçando os dominadores britânicos a assinar um tratado de paz para evitar mais conflitos. Nos quesitos naturais, além das paisagens de colinas e floresta densa, o passeio por Cockpit Country oferece ainda um tour pelas Cavernas Windsor.
Reconhecida pela Unesco como “Cidade Criativa da Música”, Kingston oferece diversos tours para se aventurar nos sons jamaicanos: um tour pelo Bob Marley Museum, antiga residência da lenda do reggae; um passeio no Tuff Gong, o estúdio da banda The Wailers; e o Museu Peter Tosh, inaugurado ano passado em homenagem ao cantor jamaicano.



Fonte:www.panrotas.com.br