O Museu de Arte Contemporânea foi criado em 1963 quando a Universidade de São Paulo recebeu o acervo do antigo MAM de São Paulo, formado pelas coleções do casal de mecenas Yolanda Penteado e Ciccillo Matarazzo, pelas coleções de obras adquiridas ou recebidas em doação durante a vigência do antigo MAM e pelos prêmios das Bienais de São Paulo, até 1961. De posse desse rico acervo composto, entre outras, por obras de Amedeo Modigliani, Pablo Picasso, Joan Miró, Alexander Calder, Wassily Kandinsky, Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Emiliano Di Cavalcanti, Alfredo Volpi, Lygia Clark e uma estupenda coleção de arte italiana do começo do século XX, o novo museu passa a atender aos principais objetivos da Universidade: busca do conhecimento e sua disseminação pela sociedade.
Em seus primeiros anos o MAC USP tratou de preservar, estudar e exibir o acervo, ao mesmo tempo em que se tormava um dos principais centros no hemisfério sul a colecionar, estudar e exibir trabalhos ligados às várias vertentes da arte conceitual, às novas tecnologias e obras que problematizavam a tradição moderna. Foi durante esse período inicial que entraram para a coleção do Museu obras de Lucio Fontana e Artur Barrio, entre muitas outras. Ciente de seu papel como pólo formador de novos profissionais nas áreas de teoria, história e crítica de arte, além daquelas conectadas aos universos da museologia e da museografia, o MAC USP passou a ser reconhecido como um importante centro em todas essas áreas, assim como naquelas ligadas à educação pela arte.
Nas últimas décadas, o MAC USP continuou ampliando suas coleções modernas e contemporâneas. Nesse período ingressaram para o acervo obras de Henry Moore, Cildo Meireles, Julio Plaza, Joseph Beuys, Leda Catunda, Rosângela Rennó, Jonathas de Andrade e vários outros artistas brasileiros e internacionais. Mais recentemente, com uma política de atualização, o Museu recebeu para a sua coleção mais de 300 obras a partir de doações de artistas, galeristas, colecionadores e aquisições realizadas por intermédio da AAMAC (Associação de Amigos do MAC USP).
Instalado em um complexo arquitetônico criado nos anos 1950 pelo arquiteto Oscar Niemeyer e equipe, o MAC USP possui um acervo de cerca de 10 mil obras, entre pinturas, gravuras, tridimensionais, fotografias, arte conceitual, objetos e instalações. É considerado um centro de referência de arte moderna e contemporânea, brasileira e internacional, mantendo à disposição de estudantes, especialistas e do público em geral uma biblioteca e um importante arquivo documental.
Fonte:www.mac.usp.br
Entrada gratuita de terça á domingo
Exposições em cartaz
Diário de Cheiros - Teto de Vidro
03 MAR 2018 - 06 MAI 2018
A exposição individual de josely Carvalho, artista brasileira radicada em Nova York, é um desdobramento de seu trabalho desde os anos de 1970. Multimídia, a mostra utiliza diversos suportes, do desenho e objeto às instalações em que a artista utiliza o olfato como veículo de resgate da memória individual e coletiva (...)
MAC USP no século XXI - A Era dos Artistas
20 MAI 2017 - Exposição de longa duração
Exposição de obras de artistas contemporâneos realizadas a partir do ano 2000, elaborada em conjunto por curadora e artistas.
Reserva em Obras
06 MAI 2017 - Exposição de longa duração
Enquanto acontecem as reformas de adaptação de sua reserva técnica – o espaço em que ficam guardadas as obras que não estão em exposição – o Museu de Arte Contemporânea da USP mostra ao público parte de sua coleção “em trânsito”.
A Instauração do Moderno
06 ABR 2017 - Exposição de longa duraçãoo
A exposição constitui um recorte complementar à mostra Visões da Arte no Acervo MAC USP 1900-2000, tendo como foco o processo de instauração da arte moderna no Brasil que é muito bem representado pelo acervo do MAC USP.
Visões da Arte no Acervo do MAC USP 1900-2000
27 SET 2016 - Exposição de longa duração
A exposição ocupa os sétimo e sexto andares do edifício apresentando o século XX por meio do acervo reunido pelo MAC USP, com curadoria das docentes do Museu Ana Magalhães, Carmen Aranha e Helouise Costa. São cerca de 140 (...)
A Casa
12 SET 2015 - JUL 2018
Vinícius de Morais, autor do poema A Casa, musicado ao lado de Toquinho em 1980, já falava da criação de um espaço que deveria ser o de um lar, mas que é repleto de estranhamento, de elementos faltantes, da própria ausência de praticidade esperada do ambiente do (...)
Vizinhos Distantes:
Arte da América Latina no Acervo do MAC USP
Arte da América Latina no Acervo do MAC USP
20 JUN 2015 - 23 JUN 2019
Apresenta cerca de 250 trabalhos entre pinturas, esculturas, instalações, objetos, fotografias, registros e projetos de performances, vídeos e publicações de artistas, todos do acervo do MAC USP, que discutem a contingência heterogênea, híbrida, plural e mesti (...)