Vancouver no Verão!

Dicas do que fazer no verão de Vancouver


Considerado o “coração verde” de Vancouver, o Stanley Park é também uma ótima opção para turistar. O maior e mais antigo parque local tem pouco mais de 4 km², em uma área deliciosa de lazer que comporta praias, trilhas, jardins, monumentos, diversão para crianças e muitas, mas muitas árvores mesmo. São cedros, pinheiros e outras espécies centenárias em quantidade, tendo espaço até para uma árvore oca, a Hollow Tree, que tem por volta de 800 anos de idade e uma enorme fenda em sua abertura (atualmente, o entorno da planta está fechado, por motivos de segurança).
Com tanto espaço, a ideia de alugar uma bicicleta para dar uma volta por tudo é uma sábia decisão. E há trocentas opções de empresas próximas às entradas, como por exemplo a Spokes, a Bayshore, a Stanley Park Cycle, a EzeeRiders (que tem, de longe, o melhor nome) ou a Yes Cycle, todas pertinho uma da outra, nos quarteirões entre Denmant St. e Alberni St..
 Andar de bicicleta no Stanley Park

Conheça de bicicleta o Stanley Park, o principal parque de Vancouver. O Stanley oferece uma calçada para bicicletas e patins que vai beirando o mar. São quase 10 quilômetros de passeio com vista imperdível.
Quanto custa?
O aluguel de uma bicleta custa entre CA$ 5 a CA$ 7 por hora.
Onde alugar?
A maioria da locadoras de bicicleta ficam a uma quadra do parque, próximas ao cruzamento da ruas Georgia e Denman.
Link externo – http://www.vancouverbikerental.com/
 Passear de barquinho no False Creek
O False Creek é um braço de mar na região entre a English Bay e o Science World. A travessia de Downtown até o outro lado do mar pode ser feita por um sistema de pequenos barcos, os chamados “Aquabus”. Assim, você pode ir de barco para lugares como a Grandville Island (principal mercado da cidade), o Planetário ou ainda a bonita região de Kitsilano Beach.

Onde pegar o barco?
Siga até o final da Burrard Street, em direção sul, ou seja oposta as montanhas. No final da rua, antes da ponte, há um ponto para pegar o barco (em frente à piscina pública).
Link externo – www.theaquabus.com/
 Fazer picnic em Kitsilano Beach

A Kitsilano é a praia mais badalada de Vancouver. No Verão fica lotada de gente. O local conta com piscina pública aquecida, lanchonete, restaurante com vista para o mar, quadras de tênis e basquete. Além disso, você ainda pode fazer um picnic num gramado coberto com árvores de frente para o mar.
Como chegar?
Pegue o ônibus número 32 (Dunbar) em frente à estação de metrô Burrard. A passagem custa CA$ 2,50 por pessoa (pagamento somente em moedas, no valor exato). Veja detalhes da rota aqui – http://www.translink.bc.ca/bus/50/routemap/r032.pdf
Link externo – http://vancouver.ca/parks/rec/beaches/kitsb.htm

4 – Conhecer West Vancouver 

West Vancouver é um dos lugares mais chiques e bonitos da cidade. Há um calçadão onde há belos prédios e casas de frente para o mar e com bela vista para o Stanley Park e Lions Bridge (ponte suspensa que liga o centro à região oeste de Vancouver). Uma curiosidade: não são permitidos animais de estimação no calçadão. Para isso, a administração local construiu paralelo ao calçadão uma pequena calçada exclusiva para cachorros.
Como chegar?
Pegue o ônibus número 253 (“CAULFEILD/Vancouver/Park Royal) nas proximidades da estação de metrô da Granville. A passagem custa CA$ 3,75 por pessoa (pagamento somente em moedas, no valor exato).
Link externo – http://www.westvancouver.net/

 Passeio e compras na Robson
A Robson Street é um dos principais regiões comerciais da cidade. A principais lojas de roupas, CDS/DVDs e eletrônicos estão nesta rua. Se você precisa comprar um laptop ou IPOD vá na Future Shop. Para comprar filmes e discos não deixe de visitar a HMV. A Robson Street conta ainda com uma variada gama de restaurantes, pubs e sorveterias.
Link externo  – http://www.robsonstreet.ca/
Euzinha em Victoria 


A imagem pode conter: Norma Brito Nascimento Nascimento, sorrindo, em pé, flor e atividades ao ar livre


Reserve um final de semana para ir a Victoria – a cidade mais antiga e capital da Província de British Columbia. Victoria dispõe de praias limpas e seguras, belos prédios históricos e variadas opções de lazer e entretenimento. Detalhe: Victoria está localizada numa ilha. Para chegar lá a partir de Vancouver é preciso pegar um ferry, numa viagem inesquecível pelas belas águas da Costa Oeste canadense.
Link externo – http://www.tourismvictoria.com/
Conhecer a Granville Island
A Granville Island é a região que fica entre as pontes Granville e Burrard. A principal atração é o Mercado Municipal, que conta com dezenas de restaurantes e lojas de comida. Não deixe de conferir lá a deliciosa sopa do The Stock Market. Também imperdível é uma visita pela fábrica de cerveja que leva o mesmo nome do local. 
Como chegar?
Pegue em Downtown qualquer ônibus B-Line. Desça no primeiro ponto após o ônibus atravessar a ponte. A entrada da Granville Island fica embaixo da mesma ponte (Granville).
Link externo – http://www.granvilleisland.com
 Ver o pôr do sol na English Bay
A English Bay é a praia mais popular de Vancouver, localizada no cruzamento das ruas Denman e Davie. Nos finais de tarde, durante o Verão – quando escurece por volta das 10 da noite -, a praia fica lotada de gente para ver o belo pôr do sol com direito a vista para o mar do Pacífico.
Como chegar?
Pegue o ônibus “06 Davie” na rua Richards, que fica a um quarteirão da estação de metrô da Granville, o ponto mais central da cidade. Para mais detalhes, veja o seguinte link – http://www.translink.bc.ca/bus/48/routemap/r006.pdf
Link externo – http://englishbay.com/

 Subir a Grouse Mountain
A Grouse Mountain tem uma das mais belas vistas de Vancouver. Do topo da montanha pode se ver toda a cidade. Local ideal para se tirar uma bela foto de recordação. O acesso ao parque é feito por uma gôndola, que sobe mais de 300 metros de altura em poucos minutos. Outra opção para os mais aventureiros é subir a montanha a pé, por uma escada no meio da floresta com mais de 1 quilômetro de extensão.
Como chegar
Na estação Waterfront, em Downtown, pegue o SeaBus, barco de transporte público que faz a travessia entre Downtown e North Vancouver. Logo na saída do SeaBus há uma estação de ônibus. Pegue o ônibus número 236 (Grouse Mountain), cujo o ponto final é a entrada do parque. Veja mais detalhes no link a seguir – http://www.translink.bc.ca/bus/50/routemap/r236.pdf
Link externo – http://www.grousemountain.com/Winter/
 Atravessar a ponte suspensa do Lynn Canyon Park

O Lynn Canyon Park fica em North Vancouver. Sua principal atração é uma ponte suspensa que atravessa um sinuoso cânion. A sensasão ao cruzar a ponte é de estar num filme de ação, no melhor estilo Indiana Jones. E o melhor de tudo: a entrada é gratuita (ao contrário do Capilano, parque que também tem uma ponte suspensa, mas cobra ingresso). 
Como chegar
Na estação Waterfront, em Downtown, pegue o SeaBus, barco de transporte público que faz a travessia entre Downtown e North Vancouver. Logo na saída do Sea Bus há uma estação de ônibus. Pegue o ônibus número 229 (Westlynn). Veja mais detalhes aqui – http://www.translink.bc.ca/bus/50/routemap/r229.pdf

Capilano Suspension Bridge
Vista aérea da Capilano Suspension Bridge, em Vancouver
Lembra daquela sequência maravilhosa de “Indiana Jones e o Templo da Perdição” em que o protagonista se vê cercado pelos soldados do vilão Mola Ram e percebe que sua única chance de escapar é cortando as cordas da ponte suspensa em que está? Visitar o Capilano Suspension Bridge Park (Capilano Road, 3735; tel. 604.985.7474), a 10 minutos do centro de Vancouver, é passar a se sentir na pele do Dr. Jones (mas sem a parte da queda brusca ou dos jacarés).
A história do parque começa em 1888, quando o engenheiro civil George Grant Mackay comprou um terreno de 6000 acres de densa floresta circundando o rio Capilano e construiu uma casa no alto do cânion. No ano seguinte ele ergueu uma ponte, feita de corda de cânhamo e pranchas de cedro, num processo bastante trabalhoso. Foi apenas em 1903 que as cordas foram trocadas por cabos, mais resistentes.
Aquário de Vancouver

Animais do Aquário de Vancouver

Gostou da ideia de encontrar a vida marinha no passeio? Dentro do Stanley Park está o Aquário de Vancouver (845 Avison Way; tel. 604-659-3552; aberto diariamente das 10h às 17h; C$ 34), inaugurado em 1956 e até hoje o maior do Canadá, com mais de 9.000m² e lar de mais de 70.000 criaturas, incluindo golfinhos, tartarugas, baleias beluga, lontras, leões marinhos, cobras, bichos-preguiça, enguias e muitos outros.

www.viajenaviagem.com