Trem para o Aeroporto de Guarulhos

Os trens da Linha 13 irão funcionar em horário reduzido nos dois primeiros meses
A Linha 13 – Jade, que liga a Estação Engenheiro Goulart, na zona leste de São Paulo, ao Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, inaugurou sua operação no sábado (31/03). A viagem dura 15 minutos.


Até chegar em Cumbica, no entanto, é preciso muito sobe-e-desce. Um passageiro que esteja na estação da Luz, por exemplo, deverá seguir pela linha Azul até a Sé, trocar pela Vermelha e ir até o Brás (outra opção é pegar na Luz a linha Coral da CPTM até o Brás). Lá, deverá pegar um trem da linha Safira da CPTM até a Estação Engenheiro Goulart para, finalmente, embarcar na linha 13 Jade que seguirá

Trem expresso

Além da Linha 13, também será possível chegar à Estação Aeroporto de duas outras maneiras. A primeira é o serviço Connect, que irá da Estação Brás à Guarulhos nos horários de pico (das 5h às 9h e das 16h às 20h), em 35 minutos, sem necessidade de baldeação na Engenheiro Goulart. O trem deve começar a funcionar no mesmo mês que a Linha 13 entrar em sua operação normal. A tarifa será de 4 reais.
O serviço aparentemente mais vantajoso, o Airport-Express, que ligará a Estação da Luz ao Aeroporto em 35 minutos, sem paradas, só deverá funcionar no fim de junho, ao que tudo indica. O serviço terá horários de partida fixos: Aeroporto-Estação Luz (8h, 10h, 12h e 22h) e Estação Luz-Aeroporto (9h, 11h, 13h e 21h). A tarifa ainda está sendo definida, mas estima-se que a viagem custará entre R$5 e R$10.
A Estação Aeroporto fica situada perto do Terminal 1, assim, o Aeroporto de Guarulhos disponibilizará um ônibus gratuito para levar os passageiros até os outros dois terminais. A assessoria de imprensa de Cumbica informou que o ônibus estará disponível assim que a Linha 13 começar a funcionar. até Cumbica.
Em nota, a CPTM informou que, em abril, a linha irá operar em horário reduzido, apenas aos sábados e domingos, das 10h às 15h, em intervalos de 30 minutos. Para maio, a previsão é de funcionamento diário, mas no mesmo horário diferenciado. Nesse período de operação assistida, não será cobrada tarifa dos usuários.
Quando começar a operação normal, prevista para junho, haverá trens entre 4h da manhã e meia-noite. A tarifa será de 4 reais.
Informação:viagemeturismo.abril.com.br